Política

Análise das contas de Rui Palmeira adia recesso de vereadores em Maceió

A previsão é que os parlamentares só terminem de apreciar as contas do ex-prefeito e a LOA em janeiro de 2026

Por Felipe Ferreira 19/12/2025 12h12
Análise das contas de Rui Palmeira adia recesso de vereadores em Maceió
Rui Palmeira, vereador por Maceió - Foto: Assessoria

Os vereadores de Maceió ainda não entraram em recesso parlamentar e devem ter suas férias adiadas para janeiro de 2026. Um dos motivos é a análise das contas da gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD).

Atualmente vereador da capital, Rui Palmeira está na mira de parlamentares da base do prefeito JHC (PL). Nesta semana, o vereador Neto Andrade (PL) emitiu um parecer pela rejeição das contas de Rui do exercício de 2019.

No documento, Neto Andrade aponta que a análise técnica identificou inconsistências que teriam comprometido o cumprimento do índice exigido para investimentos em educação.

Rui Palmeira tem 15 dias para apresentar sua defesa. Nesta semana, Rui disse que sofre perseguição do prefeito JHC por apresentar denúncias na Câmara contra a atual gestão municipal.

“É óbvia a tentativa de me tornar inelegível, porque incomodo ao denunciar o escândalo do banco Master e as práticas obscuras da gestão JHC. Mas não serão essas manobras que vão me calar. Seguirei mostrando a verdade ao povo de Maceió”, escreveu em seu perfil no Instagram.

LOA 2026


Além da análise das contas de Rui Palmeira, os vereadores ainda precisam votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. A Comissão de Orçamento analisará as emendas apresentadas pelos parlamentares e a projeção de receita da prefeitura. Esta última ainda depende do fechamento do desempenho arrecadatório de 2025.

Inicialmente previsto para 20 de dezembro de 2025, o recesso parlamentar deve ter início após a virada do ano.