Câmara discute mudança de escolaridade dos auxiliares de sala em Maceió

A Câmara de vereadores realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir a mudança de escolaridade do cargo de auxiliares de sala no município de Maceió. O debate foi proposto pelo vereador Silvânio Barbosa (PSB) e aprovado pelos demais parlamentares. “Essa discussão é muito importante, pois os profissionais querem que a prefeitura
valorize os educadores de creche como manda a lei”, destacou Silvânio.
Após a implementação da LDB/96 em seu artigo 62, o cargo de auxiliar de sala passou a exigir o nível médio. Mas o concurso realizado em 2008 pela prefeitura de Maceió exigiu apenas o nível fundamental, contrariando o que diz a Legislação Federal. A Secretaria de Educação de Maceió chegou a ofertar esse curso para uma turma de auxiliares de sala, mas não corrigiu a distorção.
“Hoje nós continuamos como profissionais de ensino fundamental e nosso cargo também não existe na Lei Orgânica do Município com as devidas especificações da função e da área de autuação”, lamentou Cléo Costa, auxiliar de sala na Escola Vereador Audival Amélio.
Há dois anos, os auxiliares de sala entraram com uma ação reivindicando a mudança de escolaridade para o cargo. O pleito foi deferido pela Procuradoria Geral do Município, mas estacionou no gabinete do prefeito.
Além do enquadramento como profissionais de nível médio, os auxiliares de sala querem a equiparação salarial com os professores de educação infantil. “Não somos simples auxiliares.
Desempenhamos uma série de atividades pedagógicas e trabalhamos diretamente com as crianças de 0 à 5 anos em creches e pré-escolas. Por tudo isso, entendemos que a nossa categoria deve ser reconhecida e valorizada”, finalizou Cléo Costa.
Últimas notícias

Poliana Rocha: conselheiro tutelar fala sobre polêmica de “adoção”

Campanha de vacinação antirrábica inicia no sábado (11) em Maceió; confira os locais

Cadela cai em aquário ao tentar “nadar” com irmãos pets

O PlayStation que pode virar uma relíquia da Igreja Católica

Arapiraca emite alerta após internação de pacientes por aplicação de silicone industrial por dentista

Empresário agride namorada em elevador de luxo em hotel; mulher ficou ensanguentada
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
