Projeto ?Cinema das Alagoas? é lançado com curta-metragem premiado
A atendente de uma lanchonete, o matador de aluguel, dois policiais, uma garçonete, um mototaxista e um apresentador de programa televisivo são os personagens do curta-metragem alagoano, “Atirou para Matar”, vencedor da última Mostra Sururu de Cinema do Estado, nas categorias de melhor roteiro, direção e ficção, do diretor Nuno Balducci.
O filme foi o escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para lançar o projeto “Cinema das Alagoas”, ocorrido na noite da última sexta-feira (11), no Centro Cultural Arte Pajuçara, que também é parceiro na ação. A finalidade do evento é movimentar e valorizar a sétima arte alagoana.
O superintendente de Fomento e Apoio à Cultura da Secult, Paulo Poeta, falou em nome da secretária Mellina Freitas sobre a importância do projeto e como o governador Renan Filho é sensível às artes e, em especial, ao cinema.
“A ideia é que seja uma ação itinerante, para que possamos interiorizar o cinema da nossa terra. Além disso, o governador entendeu que, mesmo em tempos de crise, é necessário investir na cultura alagoana. Vamos aportar recursos na ordem de R$ 100 mil, para o Festival de Cinema de Penedo, o Núcleo de Áudio Visual do Misa [Museu da Imagem e do Som] está recebendo recursos humanos especializados para garantir o trabalho de edição de imagem e som,” explica Poeta.
Segundo o coordenador do Centro Cultural Arte Paujuçara, Marcos Sampaio, o acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para manutenção do espaço cultural e a garantia de exibições semanais gratuitas das obras alagoanas.
A Secult e o Centro Cultural Arte Pajuçara, visando promover a interação com o público, após a veiculação do filme, trará mensalmente o diretor, para debater o conteúdo da obra. Além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social, a exemplo da “Mostra Marginal de Cinema” que acontece nos dias 18 e 25 de setembro.
Sinopse: Atirou para Matar
A ordem é dada por telefone, logo em seguida o matador percorre, com o mototaxista, algumas ruas do Centro de Maceió, até chegar ao seu alvo e, assim, os policiais que estavam à paisana, no mesmo local, se envolvem na trama, que tem duração de 20 minutos. O elenco é formado pelos atores Jader Rodrigues, Mauro Braga, José Aragão Jr., Sharon Yung-Hsu, Lourynne Simões, Luís Carlos e Elísio Silva.
Últimas notícias
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
