Agentes penitenciários terão bolsa para qualificação
Será publicado em breve, no Diário Oficial de Alagoas, o projeto de lei que institui a bolsa de qualificação profissional para os agentes penitenciários. A medida visa facilitar a formação, a qualificação e aprimoramento dos servidores que executem atividade-fim no sistema penitenciário. O documento tem como base a Lei Delegada nº 047/2015, combinada com a Lei nº 5.247/91 e entrará em vigor na data da publicação.
Para ter direito a receber a bolsa, o agente penitenciário deve estar matriculado ou ter feito cursos de qualificação na Escola Penitenciária, do Governo ou da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), cumprindo no mínimo 80% no certificado de frequência nos cursos e treinamentos. O documento terá validade de seis meses, a contar da data do início do benefício.
A coordenação, gerência e fiscalização da concessão e manutenção da bolsa de qualificação ficará a cargo da Diretoria da Escola Penitenciária (DEP). A frequência dos agentes penitenciários nos cursos e treinamentos, também será fiscalizada pela DEP. O benefício será pago pelo período máximo de 12 meses, com parcelas fixas de R$ 500,00.
A bolsa tem caráter indenizatório, visando restituir os gastos dos servidores em razão da frequências nas capacitações. Os agentes que tiverem o benefício concedido após comprovar a matrícula nas capacitações e que, posteriormente, deixarem de frequentar as aulas dos cursos referentes à matrícula, ficarão sujeitos à devolução do valor recebido.
Perderão o direito de receber a bolsa de qualificação, os agentes que não estiverem matriculados em cursos nas instituições autorizadas, deixarem de cumprir 80% da frequência nas aulas, solicitarem a exclusão dos cursos ou tiverem seu vinculo de serviço público extinto.
Segundo a gerente da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, a iniciativa do Governo é fundamental para estimular a busca por conhecimentos que melhoraram os serviços prestados no sistema prisional. “Trata-se de um benefício de natureza indenizatória que repõe os gastos dos agentes penitenciários, além de estimular o aprimoramento das técnicas de trabalho, aumentado a segurança nas unidades”.
Aqueles que ainda não estão inscritos em cursos de qualificação, podem solicitar à gerência da Escola Penitenciária para se inscrever no curso de Política de Gênero, que terá início no dia 9 de outubro. Os que ainda não apresentaram certificado para regularizar a situação, devem procurar a gerência da Escola Penitenciária para entregar os certificados de participação ou comprovantes de matrícula dos cursos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (82) 3315-1049 ou e-mail: [email protected].
Últimas notícias
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
