Agentes penitenciários terão bolsa para qualificação
Será publicado em breve, no Diário Oficial de Alagoas, o projeto de lei que institui a bolsa de qualificação profissional para os agentes penitenciários. A medida visa facilitar a formação, a qualificação e aprimoramento dos servidores que executem atividade-fim no sistema penitenciário. O documento tem como base a Lei Delegada nº 047/2015, combinada com a Lei nº 5.247/91 e entrará em vigor na data da publicação.
Para ter direito a receber a bolsa, o agente penitenciário deve estar matriculado ou ter feito cursos de qualificação na Escola Penitenciária, do Governo ou da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), cumprindo no mínimo 80% no certificado de frequência nos cursos e treinamentos. O documento terá validade de seis meses, a contar da data do início do benefício.
A coordenação, gerência e fiscalização da concessão e manutenção da bolsa de qualificação ficará a cargo da Diretoria da Escola Penitenciária (DEP). A frequência dos agentes penitenciários nos cursos e treinamentos, também será fiscalizada pela DEP. O benefício será pago pelo período máximo de 12 meses, com parcelas fixas de R$ 500,00.
A bolsa tem caráter indenizatório, visando restituir os gastos dos servidores em razão da frequências nas capacitações. Os agentes que tiverem o benefício concedido após comprovar a matrícula nas capacitações e que, posteriormente, deixarem de frequentar as aulas dos cursos referentes à matrícula, ficarão sujeitos à devolução do valor recebido.
Perderão o direito de receber a bolsa de qualificação, os agentes que não estiverem matriculados em cursos nas instituições autorizadas, deixarem de cumprir 80% da frequência nas aulas, solicitarem a exclusão dos cursos ou tiverem seu vinculo de serviço público extinto.
Segundo a gerente da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, a iniciativa do Governo é fundamental para estimular a busca por conhecimentos que melhoraram os serviços prestados no sistema prisional. “Trata-se de um benefício de natureza indenizatória que repõe os gastos dos agentes penitenciários, além de estimular o aprimoramento das técnicas de trabalho, aumentado a segurança nas unidades”.
Aqueles que ainda não estão inscritos em cursos de qualificação, podem solicitar à gerência da Escola Penitenciária para se inscrever no curso de Política de Gênero, que terá início no dia 9 de outubro. Os que ainda não apresentaram certificado para regularizar a situação, devem procurar a gerência da Escola Penitenciária para entregar os certificados de participação ou comprovantes de matrícula dos cursos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (82) 3315-1049 ou e-mail: [email protected].
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
