Vertiginoso, "Evereste" recria história real de tragédia de alpinistas
"Evereste", do diretor islandês Baltasar Kormákur (de "Sobrevivente"), que estreia nesta quinta (24), é uma superprodução internacional que renova a fórmula do "filme-catástrofe" que teve tanta expressão nos anos 1970, com títulos como "Aeroporto", "Terremoto" e "Inferno na Torre".
Recorre, portanto, a um tema potencialmente coalhado de tragédias e sustos: vários morrem, alguns terão que sobreviver —aos melhores efeitos visuais à disposição e a um elenco multiestelar para garantir as altas bilheterias.
Melhor ainda se a história tiver raízes em acontecimentos reais, o que é o caso deste roteiro, assinado pelos experientes ingleses Simon Beaufoy ("Quem Quer Ser um milionário?") e William Nicholson ("Gladiador"), recriando a tragédia ocorrida em 1996 na mais alta e perigosa montanha da Terra, o pico do Evereste, na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a China e o Nepal, quando duas expedições sofrem as consequências de uma inesperada tempestade de neve.
Para proporcionar conflito e torcida, confronta-se os estilos dos líderes das duas escaladas. De um lado, está o sereno e prudente Rob Hall (Jason Clarke); do outro, o destemido e individualista Scott Fisher (Jake Gyllenhaal). Os dois já trabalharam juntos, mas as diferenças no enfrentamento dos riscos do alpinismo os separaram.
O foco recai mais sobre a expedição de Hall, que conseguiu a adesão do famoso jornalista Jon Kracauer (Michael Kelly), que então trabalhava para a revista "Outside" e seria o futuro autor do livro "No Ar Rarefeito". Ao seu lado, estão um empresário texano e depressivo, Beck (Josh Brolin), uma montanhista japonesa em sua sétima expedição, Yasuko (Naoko Mori), e um humilde carteiro e carpinteiro norte-americano, Doug (John Hawkes), que só pensa em dedicar a conquista às crianças de sua cidade natal.
À exceção de Yasuko, as mulheres não estarão na linha de frente. Atrizes famosas, como as inglesas Emily Watson e Keira Knightley, e a norte-americana Robin Wright, farão pouco mais do que figuração convencional nos bastidores —a primeira como Helen, a fiel assistente de Rob que fica numa base; a segunda como a esposa grávida dele, Jan; e a terceira, como a mulher negligenciada de Beck.
Com todos os personagens-chave a caminho do topo da montanha, as maiores emoções certamente pertencem a sequências de risco nas alturas e despenhadeiros, que as versões 3D e IMAX colocarão em melhor destaque. Quem tem vertigem pode não gostar muito, porque a altitude parece mesmo muito real nestes momentos. A neve compacta adiciona um componente de sofrimento aos alpinistas nas mesmas situações.
Embora até dedique um tempo considerável para individualizar uma grande quantidade de personagens, o filme poderia ser melhor se explorasse mais uma pequena cena, em que o jornalista Kracauer entrevista seus companheiros de escalada sobre suas motivações para correr tantos perigos mortais. Mas essa conversa é rápida e pouco consistente.
A escolha do diretor é pesar no eixo melodramático, em que ficam cada vez mais claros os impulsos quase suicidas de Scott Fisher e os perigos da grande tempestade que se aproxima, justamente quando os dois grupos chegaram ao topo do Evereste.
Muita gente poderá já ter lido sobre a história real, mas isso não é necessário para imaginar que nem todos os participantes voltarão para casa no final. Este sentido trágico não diminui o interesse no filme. Mas é justamente aí que as lacunas daquela conversa sobre as motivações para tantos riscos parecem fazer falta.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
