Cobrança de ?taxa de desperdício? é considerada abusiva, alerta Procon
Os consumidores que frequentam restaurantes com sistema de rodízio devem estar atentos à cobrança da “taxa desperdício”. Segundo o artigo 39, inciso 5ª, do Código de defesa do Consumidor, essa prática caracteriza como “vantagem manifestamente excessiva” ao fornecedor dos bens e serviços.
Segundo a assessoria de comunicação do Procon Alagoas, essa é “uma alternativa encontrada por muitos restaurantes do país para não permitir que os clientes deixem sobras de comida no prato foi a criação de uma taxa de desperdício”. Porém, o que muitos consumidores desconhecem, é que essa prática vai contra o Código de Defesa do Consumidor, que configura esse tipo de cobrança como indevida.
A taxa normalmente vem como avisos no cardápio dos estabelecimentos, e, mesmo sendo educativa e sinalizada, fere o CDC. Essa cobrança acontece principalmente em rodízios de pizzarias ou de comida japonesa, por exemplo. “O fornecedor tem o dever de calcular os preços regulares já levando em consideração a média de desperdício”, disse a superintendente do Procon Alagoas, Flávia Cavalcante.
Caso o consumidor passe por esse tipo de situação, primeiramente deve recusar-se a pagar a taxa, alegando a irregularidade, pedindo ao garçom o CDC, tendo em vista que é obrigatório todos os estabelecimentos disponibilizarem um ao cliente. Se o restaurante se recusar a retirada da cobrança, pague-a e exija a nota fiscal. Com o documento, deve ser aberta uma reclamação no Procon, que irá apurar o caso e tomar as providências cabíveis.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o atendimento ao público através do número 151, pelas redes sociais (Facebook, Instagram ou Twitter) ou se dirigir à sede, que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
