Agentes de endemias de Feira Grande continuam em greve
[ATUALIZADA ÀS 14:02]
Em greve há duas semanas, os agentes de endemias de Feira Grande, ainda não tem resposta do poder público municipal, sobre a data de pagamento dos dois meses de salários atrasados.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias do município, José Cavalcante Lima, somente a categoria está sem receber os vencimentos. Todas os outros profissionais da área de saúde, inclusive os funcionários contratados, receberam o salário regularmente.
Ainda segundo Cavalcante, a secretária municipal de Saúde, Ana Porto, teria justificado o atraso alegando que o governo federal não enviou os recursos para o pagamento dos agentes de endemias. Mas essa justificativa não convenceu a categoria
" Essa é uma situação no mínimo estranha, para não dizer absurda. Os recursos do governo federal chegam ao município sem fazer discriminação por categoria", afirmou o presidente do sindicato.
Segundo os agentes de endemias o depósito do recurso do governo federal está nas contas do município e pode ser confirmado por meio do site da Fundação Nacional de Saúde ( http://www.fns.saude.gov.br/indexExterno.jsf.). Mas o que estaria impedindo a liberação da verba é porque Feira Grande não teria enviado a contrapartida.
Serviços paralisados
Com a greve dos agentes de endemias, serviços essenciais para a população como o combate a doenças como a dengue, a esquitossomose, calasar , raiva, entre outros serviços estão paralisados. O setor de Vigilância Sanitária também está com as atividades suspensas.
A secretária municipal de saúde, explicou por meio da assessoria de comunicacao, que o recurso federal realmente está atrasado. O município já repassou a contrapartida e está aguardando a liberação da verba referente ao pagamento dos agentes de endemias.