Alagoas

Justiça decidirá situação das eleições do Sindicato dos Comerciários

Por Redação com Ascom CUT/AL 07/10/2015 16h04
Justiça  decidirá situação das eleições do Sindicato dos Comerciários
- Foto: Ascom MPT/AL

Depois de dois anos de tramitação, a Justiça do Trabalho deve decidir nesta quarta-feira (07) a situação das eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Alagoas. Em 2013, a 9ª Vara do Trabalho em Alagoas concedeu liminar suspendendo o pleito. A ação que gerou a medida foi impetrada pela Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Alagoas (Sindsuper). As entidades alegaram que não houve transparência no processo eleitoral.

 A CUT-AL e o sindicato também apresentaram queixa ao Ministério Público do Trabalho contra a atuação do Sindicato dos Comerciários. De acordo com a denúncia, a entidade estaria desrespeitando o compromisso de dar transparência ao processo eleitoral, impedindo que outros interessados concorressem à direção do sindicato.

 No documento entregue ao MPT, foi anexado um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas de pessoas ligadas ao setor do comércio que se mostram descontentes com a atuação da entidade. A atual diretoria do Sindicato dos Comerciários está no comando há mais de 30 anos, com sucessivas reeleições em sistema de chapa única.

 Nas eleições de 2009, há fortes indícios de que a comissão falsificou assinaturas, mesmo sem ter havido quórum. Nas listas de presença há assinaturas com caligrafias muito parecidas.

A CUT cobra transparência e o direito de disputar a eleição por igual, com uma comissão tripartite, OAB e centrais sindicais. Os comerciários estão entre a maior base sindical de Alagoas.