Em 30 dias, perspectiva de consumo cai 16% em Maceió

Pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió, divulgada nesta quarta-feira (07) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), concluiu que o mês de setembro teve o pior resultado do ano no tocante à intenção de consumo na capital alagoana, que caiu 16,1% em comparação com agosto.
Os dados apontaram, ainda, que o indicador de consumo de bens duráveis (geladeira, fogão, televisor, automóvel, entre outros) sofreu redução de 5,3%, se comparado ao registrado em agosto (107,9 pontos). Já se comparado a setembro de 2014, o recuo foi ainda maior, de 21%.
Segundo a Fecomércio, tais resultados têm relação direta com a insatisfação do consumidor com o emprego atual, além de com o nível de renda, somado às dificuldades de acesso ao crédito, em razão de seu alto custo no momento. E para os próximos 12 meses, a tendência é de continuidade do arrefecimento da intenção de compra, o que resulta em diminuição do ritmo de crescimento do comércio alagoano, principalmente para as pequenas e médias empresas do setor varejista.
Este resultado, ainda segundo a pesquisa, alinha-se à situação de deterioração do endividamento do consumidor no terceiro trimestre do ano. De acordo com a análise do Instituto Fecomércio/AL, a política econômica de ajuste fiscal tem criado um clima desfavorável aos consumidores, 'uma vez que provoca a recessão econômica, com redução dos postos de trabalho e, por consequência, diminuição do nível de renda em circulação'.
Por fim, a Fecomércio reforça que, em persistindo o presente cenário, 'teremos um dos piores finais de ano das últimas duas décadas para os setores de comércio e serviços do país'.
Últimas notícias

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL

MPF realiza visita institucional à Mãe Neide Oyá D’Oxum, Patrimônio Vivo de Alagoas

Novo consignado para CLT pode dificultar acesso à casa própria, alertam especialistas

Leonardo Dias lamenta queda no número de empregos registrado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
