Correios suspendem concurso previsto para este ano

A notícia da suspensão do concurso público dos Correios, previsto para este ano, pegou todos de surpresa. A nota oficial foi publicada ontem (08) no site oficial da empresa.
De acordo com a nota a suspensão temporária foi uma determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. De acordo com os Correios o cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional.
Mas o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas não concorda com essa afirmação. Eles revelam que o concurso anunciado no final de julho era para 2 mil vagas. Desse total, 700 vagas seriam destinadas ao interior de São Paulo e as outras 1.300 para o restante do país.
De acordo com James Magalhães, diretor do sindicato, isso está muito aquém do necessário para minimizar os problemas que existem hoje na área operacional e significam menos de 10% das vagas carentes no país.
Ainda segundo James Magalhães nos últimos meses os Correios tem feito vários planos de demissão incentivada para se livrar dos gastos com trabalhadores de longa data. No lugar desse trabalhadores a empresa contratam mão de obra terceirizada. Mais essa realidade ainda não aconteceu, mais de 8 mil trabalhadores pediram demissão e suas vagas não foram repostas em sua totalidade. O último relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou a necessidade de 23.000 vagas entre os anos de 2010 e 2011 para atender a demanda do país.
O último concurso realizado pelos Correios foi em 2011m concurso público em 2011 , mas ao invés de convocar a reserva técnica, a empresa contratou milhares de terceirizados. Por conta dessa disparidade, em 2013 o Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação civil pública que prorrogou a validade do referido concurso.
Os correios entraram com recursos contra essa ação, já que inclusive tentou demitir trabalhadores aprovados nesse concurso, mas perdeu.
“É necessário que os Correios convoquem os trabalhadores desse concurso e, quando houver autorização pra um novo certame, oferte mais vagas que possa atender a demanda do país”, afirmou James Magalhães.
Últimas notícias

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura

Defensoria Pública firma acordo com representantes da educação de Maceió sobre apoio escolar de crianças com TEA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
