Correios suspendem concurso previsto para este ano
A notícia da suspensão do concurso público dos Correios, previsto para este ano, pegou todos de surpresa. A nota oficial foi publicada ontem (08) no site oficial da empresa.
De acordo com a nota a suspensão temporária foi uma determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. De acordo com os Correios o cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional.
Mas o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Alagoas não concorda com essa afirmação. Eles revelam que o concurso anunciado no final de julho era para 2 mil vagas. Desse total, 700 vagas seriam destinadas ao interior de São Paulo e as outras 1.300 para o restante do país.
De acordo com James Magalhães, diretor do sindicato, isso está muito aquém do necessário para minimizar os problemas que existem hoje na área operacional e significam menos de 10% das vagas carentes no país.
Ainda segundo James Magalhães nos últimos meses os Correios tem feito vários planos de demissão incentivada para se livrar dos gastos com trabalhadores de longa data. No lugar desse trabalhadores a empresa contratam mão de obra terceirizada. Mais essa realidade ainda não aconteceu, mais de 8 mil trabalhadores pediram demissão e suas vagas não foram repostas em sua totalidade. O último relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou a necessidade de 23.000 vagas entre os anos de 2010 e 2011 para atender a demanda do país.
O último concurso realizado pelos Correios foi em 2011m concurso público em 2011 , mas ao invés de convocar a reserva técnica, a empresa contratou milhares de terceirizados. Por conta dessa disparidade, em 2013 o Ministério Público do Trabalho ajuizou uma ação civil pública que prorrogou a validade do referido concurso.
Os correios entraram com recursos contra essa ação, já que inclusive tentou demitir trabalhadores aprovados nesse concurso, mas perdeu.
“É necessário que os Correios convoquem os trabalhadores desse concurso e, quando houver autorização pra um novo certame, oferte mais vagas que possa atender a demanda do país”, afirmou James Magalhães.
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
