Arquiteta cria ambiente voltado para cadeirantes
“Um desafio aceito, diante de um mercado ainda carente na projetação de espaços destinados a pessoas com deficiência”. Assim define a arquiteta Diva Carolina sobre o seu ambiente intitulado de ‘Quarto de Hóspedes com Acessibilidade do Apartamento do Casal Bem Sucedido’, exposto na Casa Cor Alagoas 2015, até o dia 29 de novembro. Sob um primeiro olhar, o ambiente convida o público a refletir sobre acessibilidade arquitetônica, nos dias atuais.
Adaptado para um usuário de cadeira de rodas, a suíte projetada foi totalmente adaptada para a mobilidade do cadeirante, através da eliminação de barreiras físicas. As paredes, que geralmente dividem o quarto e o banheiro, foram retiradas para obter um espaço maior e de fácil locomoção. Diva Carolina explica que os ambientes são separados apenas pela diferenciação de cores e piso.
O quarto é composto por placas cimentícias da Maski Revestimentos, que são ecologicamente corretas e foi projetado com cores diferenciadas e alegres, entre elas: o verde, amarelo e o preto, com tintas e texturas da Ibratin. O espaço também ganhou um piso vinílico da marca E-piso, que auxiliam na locomoção e minimizam os riscos de queda ou escorregões e um rodapé de cor preta da marca Santa Luzia. Para finalizar, uma iluminação indireta dá um toque mais clean e agradável ao ambiente.
O quarto ainda dispõe de cama na mesma altura do assento da cadeira de rodas, escrivaninha e guarda-roupa com cabideiro mais baixo para ficar na altura ideal para o usuário de cadeira de rodas, dando-lhe autonomia na hora de se vestir. As mobílias e peças decorativas são da loja Tok Stok, a cortina tem assinatura da Uniflex e o som ambiente ficou por conta da empresa Home Digital.
Outro ponto de destaque é a integração do quarto com o banheiro como uma alternativa de acessibilidade para os novos moldes de plantas-baixas de edifícios. Na suíte, foram incorporadas barras de apoio da marca Deca, espelho inclinado para que o cadeirante possa se olhar com mais conforto, piso antiderrapante, sanitário adaptado à altura da cadeira de rodas, boxe com ducha móvel, cadeira adequada para o banho e o sifão é recuado para não machucar os joelhos do cadeirante na hora de usar o lavatório. A torneira e o comando do chuveiro são de alavanca e, ao invés do boxe blindex, foi utilizado uma cortina no box, evitando riscos de acidentes.
Para a arquiteta, é de grande importância apresentar e destacar as práticas de acessibilidade em um evento deste porte. “As pessoas com deficiência possuem particularidades e, através de um espaço como este, podemos observar o quanto é necessário a adaptação de ambientes para aqueles que possuem dificuldades de locomoção, tanto para viver em apartamentos como, também, para se locomoverem com autonomia em edifícios empresariais, calçadas ou meios de transportes”, ressalta Diva Carolina.
Sobre a arquiteta
Formada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em iluminação e design de interiores e especializada em acessibilidade arquitetônica, a arquiteta Diva Carolina atua no mercado alagoano há 12 anos, desenvolvendo projetos de arquitetura, decoração de interiores e de acessibilidade arquitetônica. Atualmente, é membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Técnica da ACAL - Associação de Cegos de Alagoas.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto reduz abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
