Números repassados pela Segurança Pública constam no Anuário

Embora tenha provocado a atenção da mídia e colocado Alagoas na 15ª posição em relação ao número de homicídios por cada 100 mil habitantes, o relatório apresentado pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP/AL), confirma os dados postados no site da instituição e enviados, da mesma forma, à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) seguindo rigorosamente a contabilização.
Em 2014, Alagoas registrou 2.056 homicídios dolosos conforme o divulgado pelos técnicos que, diariamente, confeccionam as tabelas e gráficos da SSP/AL catalogados junto às polícias Civil e Militar. Logo, não há como atribuir ao Governo do Estado de Alagoas os números repassados nessa quinta-feira (15), em Brasília-DF.
Os dados repassados na abertura do Pacto pela Redução de Homicídios e Agenda de Fortalecimento Institucional, onde participam os nove estados do Nordeste, devem ser retificados pelo Ministério da Justiça (MJ) já que, segundo o Neac, não são dados consolidados de Alagoas.
Em nota, divulgada pela assessoria, na manhã desta sexta-feira (16), o Ministério da Justiça adiantou algumas justificativas.
A Secretaria de Segurança Pública aguarda o reparo para que seja evitada a especulação de que usa de má fé em suas divulgações e também manifestação equivocada de quem acompanha tais pesquisas.
Alagoas vem registrando oficialmente a queda dos índices de violência. A SSP/AL tem uma perspectiva para índices relacionados a assassinatos para cada 100 mil habitantes, até dezembro de 2015. Seguindo as estatísticas responsáveis pela construção dos gráficos diários, Alagoas e Maceió terão uma baixa de mais de 20%.
Pelas perspectivas da equipe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP/AL, tanto Alagoas como a capital estarão no patamar de 48, 5 mortes por 100 mil habitantes até o fim do ano, já reduzindo em 12 meses 21%. Apesar de não ser ainda o número idealizado pelo Anuário da Violência, já é considerado um grande avanço pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto
Últimas notícias

Sefaz Maceió alerta população sobre tentativa de golpe por mensagem

Convocação do influenciador Carlinhos Maia é aprovada por CPI das Bets

Usuários da Claro enfrentam apagão de sinal em Alagoas nesta quarta (21)

Caminhão colide em árvore e deixa preso às ferragens na AL-145, em Água Branca

Polícia Federal abre concurso com mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil

3º Festival Estadual da Inclusão é suspenso em cinco municípios devido às chuvas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
