Números repassados pela Segurança Pública constam no Anuário

Embora tenha provocado a atenção da mídia e colocado Alagoas na 15ª posição em relação ao número de homicídios por cada 100 mil habitantes, o relatório apresentado pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP/AL), confirma os dados postados no site da instituição e enviados, da mesma forma, à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) seguindo rigorosamente a contabilização.
Em 2014, Alagoas registrou 2.056 homicídios dolosos conforme o divulgado pelos técnicos que, diariamente, confeccionam as tabelas e gráficos da SSP/AL catalogados junto às polícias Civil e Militar. Logo, não há como atribuir ao Governo do Estado de Alagoas os números repassados nessa quinta-feira (15), em Brasília-DF.
Os dados repassados na abertura do Pacto pela Redução de Homicídios e Agenda de Fortalecimento Institucional, onde participam os nove estados do Nordeste, devem ser retificados pelo Ministério da Justiça (MJ) já que, segundo o Neac, não são dados consolidados de Alagoas.
Em nota, divulgada pela assessoria, na manhã desta sexta-feira (16), o Ministério da Justiça adiantou algumas justificativas.
A Secretaria de Segurança Pública aguarda o reparo para que seja evitada a especulação de que usa de má fé em suas divulgações e também manifestação equivocada de quem acompanha tais pesquisas.
Alagoas vem registrando oficialmente a queda dos índices de violência. A SSP/AL tem uma perspectiva para índices relacionados a assassinatos para cada 100 mil habitantes, até dezembro de 2015. Seguindo as estatísticas responsáveis pela construção dos gráficos diários, Alagoas e Maceió terão uma baixa de mais de 20%.
Pelas perspectivas da equipe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP/AL, tanto Alagoas como a capital estarão no patamar de 48, 5 mortes por 100 mil habitantes até o fim do ano, já reduzindo em 12 meses 21%. Apesar de não ser ainda o número idealizado pelo Anuário da Violência, já é considerado um grande avanço pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto
Últimas notícias

TJ reinaugura Fórum de São Miguel dos Campos na próxima segunda-feira (4)

Marcelo Beltrão pede recuperação da pista de atletismo do Cepa para revelar novos talentos

Estado transfere pacientes com transtornos mentais para residências terapêuticas

Ação integrada prende em Rio Largo mais um integrante de facção criminosa em AL

Procedimento do MP resulta em reflorestamento e ação educativa no Açude do Goiti

Ex-assessor do TSE prepara denúncia contra Moraes ao parlamento europeu, dizem aliados
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
