Projeto de casa em cerâmica reduz custos e aumenta resistência da construção
Uma casa feita em cerâmica chama atenção na Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções, em Maceió. A utilização do modelo pode gerar uma economia de até 40% nos gastos com a obra quando comparados a construção tradicional. O projeto surgiu de uma parceria de diversas entidades, além de empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste.
A casa nasceu com a intenção de fornecer um modelo de moradias com baixo custo, principalmente para programas habitacionais, como o “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Dentro das vantagens da construção estão a rapidez, já que pode ser concluída em menos de 10 dias, e a resistência é maior do que a tradicional.
De acordo com a gestora do APL Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste, Maura Núcia, há um processo de constante aperfeiçoamento das ideias, para ampliar cada vez mais o alcance do projeto. Nesse cenário, uma construtora já vem adotando o modelo, mas ainda assim, o objetivo maior é levar para a população de baixa renda.
“Nós estamos trabalhando junto aos empresários, para conscientizá-los e treiná-los para o fornecimento dos materiais para a construção da casa. As empresas atendidas pelo APL, por exemplo, são responsáveis pelo piso da casa. Precisamos estar preparados para disponibilizar o material necessário quando formos solicitados”, justifica.
A casa ficará na feira até o dia 17 de outubro. No local, a estrutura foi levantada por alunos do curso de construção civil do Senai. A obra teve um custo de R$ 16.720,47, mas o valor não inclui a fundação e instalações elétricas e hidráulicas. Desta forma, o preço pode chegar até aproximadamente R$ 30 mil.
O APL Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae. O grupo contempla 40 olarias nas cidades de Boca da Mata, Major Izidoro, Capela e Matriz do Camaragibe.
Últimas notícias
Enriquecendo a cultura e valorizando talentos da terra, Prefeitura de Girau do Ponciano distribui kits dos artistas
Governo de Alagoas entrega primeira fase da Fábrica de Sopa do Alagoas Sem Fome
Casa do Autista de Maceió abre vagas para contratar profissionais de diversas áreas
Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos
Advogado sustenta que queda de criança foi acidente e questiona provas da acusação no júri
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
