CNJ nega pedido de reativação da Comarca de São Brás
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) negou o pedido de reativação da comarca de São Brás (AL), feito por meio pela Prefeitura daquele município, em junho deste ano. O conselheiro Carlos Augusto de Barros Levenhagen, relator, ressaltou estar claro que a resolução n° 09/2015, do Tribunal de Justiça de Alagoas, não implicou na extinção das serventias e sim na desativação provisória.
De acordo com a decisão do CNJ, proferida no último dia 14/10, “cabe aos Tribunais a competência privativa para dispor sobre o funcionamento dos seus respectivos órgãos jurisdicionais, bem como a organização de suas secretarias e serviços auxiliares e dos juízos que lhes forem vinculados”.
As comarcas de São Brás, Flexeiras, Novo Lino, Porto de Pedras, Canapi e Paulo Jacinto foram desativadas pelo TJ/AL em maio de 2015, após recomendação do CNJ devido à pouca quantidade de demandas judiciais. As de São Brás, Canapi e Paulo Jacinto já haviam sido desativadas em 2008, para fins de contenção de gastos, e retornaram às atividades em 2009.
Com a desativação, as comarcas foram substituídas por Postos Avançados de Atendimento, para onde o magistrado se desloca periodicamente a fim de realizar o atendimento à população, mantendo um corpo organizacional mínimo para a manutenção da devida prestação jurisdicional.
O procedimento está em consonância com o que dispõe o art. 9° da resolução nº 184-2013 do CNJ, que pede providências necessárias para a extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado.
Últimas notícias
Ministério da Saúde confirma 4 casos da gripe K no Brasil
Prefeitura promove Natal Feliz nesta sexta-feira (19) em Japaratinga
Arapiraca inicia oferta de vacina contra bronquiolite para gestantes
Justiça obriga BRK a regularizar abastecimento de água em Marechal Deodoro após falhas no serviço
Judiciário de Alagoas entra em recesso a partir deste sábado (20)
MP pede e Justiça decreta nova prisão de Kel Ferreti por descumprimento de medidas cautelares
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
