Saúde

Arapiraca inicia oferta de vacina contra bronquiolite para gestantes

Objetivo é reduzir os casos da doença em recém-nascidos

Por 7Segundos, com Assessoria 19/12/2025 10h10 - Atualizado em 19/12/2025 10h10
Arapiraca inicia oferta de vacina contra bronquiolite para gestantes
O vírus é responsável por uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal - Foto: Eduardo Ventura – Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana a vacinação de gestantes a partir da 28ª semana contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e de outras infecções respiratórias graves em bebês. O imunizante está disponível em todas as UBS do município, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

O vírus é responsável por uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal, então o objetivo da vacina é proteger a saúde da criança e diminuir a incidência do VSR, que é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.

“Essa é uma vacina muito aguardada, porque ela é muito cara na rede privada, então poder ofertar pelo SUS é um passo muito importante para proteger nossas crianças antes mesmo do nascimento. Estamos seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para garantir uma campanha segura e eficiente, então convocamos todas as gestantes a partir da 28ª semana para comparecer à sua UBS de referência e tomar a vacina”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rafaella Albuquerque.

Até o final de novembro deste ano, o Brasil registrou mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR, com mais de 82% dos casos sendo em crianças menores de dois anos de idade.

A bronquiolite não possui um tratamento específico e seu manejo tem base apenas no tratamento dos sinais, que são sintomas de infecção viral. Por isso, a oferta da vacina contra VSR pela rede pública é um passo importante para o fortalecimento do SUS.

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde também reforça a importância da prevenção e dos cuidados diários para evitar a disseminação de vírus respiratórios, como manter os ambientes ventilados, higienizar as mãos com frequência, evitar o contato de bebês com pessoas resfriadas e manter o calendário vacinal em dia.