Procurador explica programa que busca regularizar créditos

O procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, explicou como funciona o Programa de Recuperação Fiscal (Profis) instituído pelo Governo do Estado e que pretende regularizar as empresas devedoras de ICMS.
O assunto foi um dos pontos de pauta da entrevista concedida nessa segunda-feira (19), ao radialista Rogério Costa, da Rádio Gazeta AM 1260. O procurador também falou sobre o pagamento de créditos de servidores e a forma como a PGE tem trabalhado na busca pela agilidade processual em Alagoas.
Malaquias explicou que vários setores estão em dívida com o Estado e que muitos empresários querem regularizar a situação, e, por isso, a apresentação de uma série de condições especiais para o pagamento dos tributos em atraso.
“A ideia é agilizar a cobrança de impostos devidos ao Estado, desburocratizando o pagamento e facilitando a imposição de restrições de crédito aos devedores”, explicou.
O procurador-geral demonstrou confiança que Alagoas pode vencer a crise econômica que assola o país e prejudicou, inclusive, setores importantes da economia alagoana, em especial o sucroalcooleiro.
Por exemplo, foi alterado o procedimento normal para o Estado fazer o protesto de uma dívida junto a um cartório extrajudicial, e, com isso, poder inscrever o devedor em serviços de proteção ao crédito. Ele agora não terá que pagar as taxas cartorárias antecipadamente. Com uma parceria firmada entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça, as taxas serão pagas somente após o devedor resolver a situação com o Governo.
O Profis está disponível para adesão até o dia 30 de novembro, com possibilidade de parcelamento das dívidas em até 120 parcelas, com taxa de juros fixa e menor que a Selic.
Questionado sobre o aumento de impostos, ele explicou que para tentar atingir as metas fiscais, a equipe econômica do Governo anunciou uma série de medidas que são importantes e não devem ser encaradas apenas como aumento de impostos.
O procurador-geral reforçou que são medidas necessárias para recuperar e restabelecer o equilíbrio fiscal nas contas públicas, e que nenhum governo disposto a efetivar mudanças na vida do cidadão aumenta a tributação com o intuito de arrecadar recursos e fazer caixa.
Precatórios
O procurador-geral aproveitou para responder algumas perguntas sobre precatórios. Ele adiantou que foi criado um paradigma sob a figura do pagamento das decisões judiciais definitivas e que devem ser cumpridas pelo Poder Público.
“O pagamento de precatórios vem sendo feito normalmente pelo Estado de Alagoas”, acrescentou. Malaquias observou que muitas vezes o assunto é confundido e as pessoas acham que os precatórios que estão sob a forma de títulos e os créditos que estão sendo negociados com empresas envolvendo o deságio são a mesma coisa.
O funcionamento do AL Previdência também foi tocado na entrevista da Rádio Gazeta AM e Malaquias explicou que a PGE não faz parte do conselho gestor, mas que atualmente o diretor jurídico é um procurador de Estado, o que demonstra a preocupação do governo estadual em agir sempre dentro da legalidade.
Últimas notícias

Polícia Civil prende em Maceió jovem com 14 celulares furtados em festas juninas de Caruaru

Explosões vistas de avião em Dubai revelam ataque do Irã a Israel nesta segunda

Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto

Carreta capota e motorista morre preso às ferragens na BR-316, em Pilar

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Praia do Peba: MPF cobra ajustes em controle de veículos na faixa de areia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
