Arapiraca

"Arapiraca tem usado 40% de sua receita na área da saúde", afirma secretário

Por 7 Segundos 23/10/2015 23h11
'Arapiraca tem usado 40% de sua receita na área da saúde', afirma secretário
Secretário municipal de Saúde - Foto: Assessoria/Prefeitura de Arapiraca

Em entrevista concedida ao Programa Na Mira da Notícia, da Rádio Nova FM (103,3), o Secretário Municipal de Saúde de Arapiraca, Dr. Ubiratan Pedrosa, falou sobre a interrupção nos transplantes no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama) e sobre a situação atual da cidade em relação aos tratamentos de oncologia.

De acordo com o responsável pela pasta, o problema no Chama não teve nenhum vínculo com a secretaria de saúde. "O hospital atrasou o envio da documentação para o Ministério da Saúde e o governo federal não concedeu mais a autorização. Mas em breve o quadro deve ser revertido", disse.

Ubiratan falou também sobre a crise econômica que tem afetado de forma bastante significativa as cidades de interior que dependem quase que exclusivamente dos repasses federais.

"Aqui em Arapiraca nós estamos tendo que usar quase 40% de toda a nossa receita em saúde. Os municípios estão se esforçando muito para dar conta de toda a demanda mesmo com a queda nos repases federais", disse.

Outubro Rosa

De acordo com a Secretaria de Saúde, as mulheres com mais de 50 anos e que necessitam do exame de mamografia, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, porque as mesmas terão atendimento preferencial.

Mulheres com menos de 50 anos de idade, devem fazer o mesmo procedimento: ou seja, procura a Unidade Básica de saúde, porém, será feito um agendamento para a realização do exame.