Estudantes da Uneal são contra novo curso de Direito
Estudantes de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizaram uma intervenção, na última terça-feira (27), durante uma reunião do Conselho Superior (Consu) da instituição.
O grupo, liderado pelo presidente do Centro Acadêmico (C.A.) do curso, Kelven Soares Muniz, conseguiu impedir que o Consu votasse à favor da criação de um novo curso de Direito no Campus da instituição na capital do estado, Maceió.
De acordo com Kelven, não tem lógica criar um novo curso se o que foi implantado no Campus principal da Uneal encontra-se precarizado.
"Assim como toda a universidade, o curso de Direito também está precarizado, inclusive com a falta de professores. Não tem fundamento cabível que explique a abertura desse novo curso em Maceió", relatou o representante estudantil.
Segundo o conselheiro responsável pela proposta, a abertura do novo curso fortaleceria a presença da Uneal na capital, onde está fincado o poder estatal.
Em nota, a assessoria de comunicação da Uneal esclarece que a autorização e funcionamento de um novo curso de graduação é decisão do Conselho Superior da instituição, instância máxima de deliberação da autarquia. Sendo, portanto, um órgão coletivo.
No caso do processo para a criação de um curso de direito, no Campus VI, em Maceió, faz-se necessário lembrar que esta questão foi apreciada, em 2012, pelo Consu que optou, à época, por adiar o debate. Com a nomeação de novos professores para o curso de direito, a pauta voltou a ser debatida, na sessão da terça-feira (27).
De acordo com a proposta, a abertura de um curso de direito, na capital do Estado, visa, além de atender à demanda local e fortalecer a instituição, em Maceió, aproveitar a equipe de docentes do curso de Administração Pública, já em funcionamento no Campus VI, em virtude da afinidade das duas graduações.
Ressalte-se, entretanto, que a criação de um novo curso em Maceió será efetivada somente se não houver prejuízos para o curso de direito do Campus I – Arapiraca.
A participação dos estudantes em todas as instâncias democráticas da Universidade é extremamente relevante para a construção de uma Universidade cada vez mais forte e, portanto, sempre bem-vinda. Todas as sessões do Conselho Superior são públicas e abertas à comunidade acadêmica. Inclusive, o anúncio de sua realização, bem como das pautas do dia, é feito com, ao menos, 72 horas de antecedência.
Desta feita, faz-se necessário lembrar que a pauta referente à criação do curso de direito no Campus VI, em Maceió, será novamente levada à sessão do Conselho, ainda sem data definida, uma vez que um conselheiro pediu vistas do processo.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
