Estudantes da Uneal são contra novo curso de Direito
Estudantes de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizaram uma intervenção, na última terça-feira (27), durante uma reunião do Conselho Superior (Consu) da instituição.
O grupo, liderado pelo presidente do Centro Acadêmico (C.A.) do curso, Kelven Soares Muniz, conseguiu impedir que o Consu votasse à favor da criação de um novo curso de Direito no Campus da instituição na capital do estado, Maceió.
De acordo com Kelven, não tem lógica criar um novo curso se o que foi implantado no Campus principal da Uneal encontra-se precarizado.
"Assim como toda a universidade, o curso de Direito também está precarizado, inclusive com a falta de professores. Não tem fundamento cabível que explique a abertura desse novo curso em Maceió", relatou o representante estudantil.
Segundo o conselheiro responsável pela proposta, a abertura do novo curso fortaleceria a presença da Uneal na capital, onde está fincado o poder estatal.
Em nota, a assessoria de comunicação da Uneal esclarece que a autorização e funcionamento de um novo curso de graduação é decisão do Conselho Superior da instituição, instância máxima de deliberação da autarquia. Sendo, portanto, um órgão coletivo.
No caso do processo para a criação de um curso de direito, no Campus VI, em Maceió, faz-se necessário lembrar que esta questão foi apreciada, em 2012, pelo Consu que optou, à época, por adiar o debate. Com a nomeação de novos professores para o curso de direito, a pauta voltou a ser debatida, na sessão da terça-feira (27).
De acordo com a proposta, a abertura de um curso de direito, na capital do Estado, visa, além de atender à demanda local e fortalecer a instituição, em Maceió, aproveitar a equipe de docentes do curso de Administração Pública, já em funcionamento no Campus VI, em virtude da afinidade das duas graduações.
Ressalte-se, entretanto, que a criação de um novo curso em Maceió será efetivada somente se não houver prejuízos para o curso de direito do Campus I – Arapiraca.
A participação dos estudantes em todas as instâncias democráticas da Universidade é extremamente relevante para a construção de uma Universidade cada vez mais forte e, portanto, sempre bem-vinda. Todas as sessões do Conselho Superior são públicas e abertas à comunidade acadêmica. Inclusive, o anúncio de sua realização, bem como das pautas do dia, é feito com, ao menos, 72 horas de antecedência.
Desta feita, faz-se necessário lembrar que a pauta referente à criação do curso de direito no Campus VI, em Maceió, será novamente levada à sessão do Conselho, ainda sem data definida, uma vez que um conselheiro pediu vistas do processo.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
