Fecomércio pede antecipação do 13º salário de servidores
Em nome dos empresários alagoanos, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Wilton Malta, pediu ao secretário da Fazenda do Estado, George Santoro, a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais. O pleito foi realizado durante reunião ontem (4/11), na sede da Sefaz, para tratar sobre o prazo do Sped Fiscal.
A iniciativa de Malta tem como intenção estimular o aquecimento das vendas no comércio alagoano. “Estamos preocupados com a situação do comércio e, se o cenário econômico permanecer como está, a tendência é agravar um pouco mais. Sabemos que é uma situação nacional, mas se tivermos possibilidade de usar de alguns artifícios que possam dar um fôlego ao setor, considero válido”, ponderou Malta ao solicitar a antecipação do décimo terceiro salário do funcionalismo para a primeira semana do mês de dezembro. Uma das sugestões seria dividir a antecipação de acordo com a faixa salarial.
Diante do pleito, Santoro falou que irá, juntamente com o governador, estudar essa possibilidade. “Sabemos a situação na qual o comércio se encontra e o governo tem a intenção de antecipar, mas ainda não sabemos como poderemos pagar”, explicou o secretário.
Sped Fiscal
Num segundo momento, Malta participou da reunião realizada com o secretário especial da Receita, Helder Lima; o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy; o presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior; o presidente da Acadeal, Zezinho Vieira; o consultor tributário da Fecomércio, Paulo de Tarso; e o empresário Paulo Brandão. Em pauta, a dificuldade que as empresas que operam com grandes volumes estão enfrentando para a entrega do Sped Fiscal referente ao período anterior a junho de 2012.
A preocupação está no fato de que a Sefaz havia estipulado o prazo para as empresas regularizem suas pendências perante o Fisco até o próximo dia 9 (segunda-feira), sob pena de cancelamento do Cadastro de Contribuintes do Estado de Alagoas (CACEAL), o que impedirá a atividade mercantil. Outra preocupação refere-se ao modelo do Sped Fiscal em Alagoas, que é o “Perfil A”, o qual determina a apresentação dos registros mais detalhados.
O secretário especial da Receita, Helder Lima, reconheceu que Alagoas adota um modelo que gera dificuldades para as empresas e concordou com a alegação dos empresários de que as informações entregues via DAC e Sintegra suprem a exigência do Sped Fiscal para o período. De acordo com Lima, a equipe já estuda os dados que podem suprir a informação exigida para Sped para estruturar uma portaria regulamentando a situação.
Enquanto a portaria não é editada, para as empresas que se enquadram no prazo do dia 9, Lima aconselhou protocolar um pedido para prorrogação de prazo e indicação de documentos que supram as informação.
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
