Inquérito investiga cobrança ilegal de taxas por médicos para cesarianas
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital converteu, nesta sexta-feira (13), em inquérito civil público o procedimento preparatório que trata da cobrança ilegal de “taxa de disponibilidade” e “taxa de exclusividade”, por médicos obstétricos conveniados a Planos de Saúde em Alagoas e em outros estados.
Para fundamentar a investigação, o promotor de Justiça Mário Augusto Soares Martins considerou a manifestação emitida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar acerca da legalidade de tal cobrança, sob orientação do Conselho Federal de Medicina. O representante do Ministério Público do Estado de Alagoas também levou em consideração o conteúdo da audiência do dia 14 de outubro, realizada pela Promotoria de Justiça, bem como a posição do Procon/AL.
“Alguns médicos, além de exigirem a cobrança de taxa de disponibilidade para partos normais, realizam da prática para igualmente cobrarem nos partos cesários, conduta esta não autorizada até mesmo pelo Conselho Regional e Federal de Medicina”, destaca o promotor.
No procedimento publicado no Diário Oficial do Estado de hoje, Mário Augusto Martins recomendou ao Conselho Regional de Medicina que delibere e se posicione formalmente sobre o Parecer CFM nº 39/12, no prazo de 20 dias.
“A partir do posicionamento, o órgão colegiado deve disciplinar as situações onde entende ser cabível a cobrança de taxa de disponibilidade uma que vez que em audiência de 14 de outubro de 2015, seu presidente, dr. Fernando de Araújo Pedrosa, reconheceu e demonstrou contrariedade a cobrança de referida taxa para situações de prévio conhecimento da data do parto cesário”, completou o promotor.
A Promotoria de Justiça aguardará a resposta do Conselho para, na sequência, coletar documentos, certidões, perícias, inspeções e demais diligências para melhor instruir o inquérito civil público. O Ministério Público também enviará uma cópia integral dos autos à Procuradoria da República em Alagoas para que ela atue perante o Conselho Federal de Medicina e Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
