Agente traz experiência internacional para o Sistema Prisional alagoano
Foram sete dias de treinamento intenso para o agente penitenciário Roberto Alves. Ele participou do curso Private Military Contractor, que aconteceu em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, durante o período de 1 a 7 de outubro, e agora atua como multiplicador do conhecimento no Sistema Prisional, fortalecendo as ações ressocializadoras e a segurança pública em Alagoas.
A capacitação foi ministrada pela European Security Academy, empresa que tem sede na Polônia e é considerada a segunda maior empresa de treinamentos táticos do mundo, realizando cursos na área tática em vários países. Dentre os requisitos para participar da capacitação, está o domínio no manuseio de armas pesadas, como fuzis e metralhadoras.
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) propiciou apoio para que o agente penitenciário pudesse participar da capacitação, específica para a proteção de autoridades em áreas de grande risco, como Iraque, Nigéria, Afeganistão, dentre outras localidades. Após participar do curso, o agente está apto a atuar em áreas internacionais.
Roberto Alves mostrou que o curso vai beneficiar o sistema penitenciário como um todo. “Fui buscar esse conhecimento para propagar com os outros agentes alagoanos. Tornei-me um multiplicador das informações que adquiri, adaptando o conteúdo para a realidade de trabalho no sistema prisional, principalmente na parte da escolta dos reeducandos”, explicou o agente penitenciário.
“Já participai de outros cursos em vários estados brasileiros e também em países como Coréia do Sul, Senegal e Turquia. O apoio da Secretaria da Ressocialização foi fundamental para que eu participasse dessas capacitações. Hoje utilizo o conhecimento que adquiri na busca por um serviço de maior qualidade e contribuindo ao máximo com a Secretaria”, declarou Alves.