Mais de 800 animais são vacinados contra aftosa em Murici

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) acompanharam nesta quarta-feira (18), a vacinação assistida de mais de 800 bovinos na Agropecuária Vale dos Sonhos, zona rural do município de Murici. A ação faz parte da programação da segunda etapa da campanha de vacinação de 2015 contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de novembro.
A vacinação assistida foi acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos, pelo diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima, e por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A segunda etapa da campanha, que teve início no dia 1º de novembro e prossegue até o próximo dia 30, tem como meta vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de animais.
Na primeira etapa, realizada em maio passado, a cobertura vacinal chegou a mais de 96% do rebanho. Para o secretário Álvaro Vasconcelos, o índice é satisfatório, mas precisa ser elevado, garantindo que Alagoas avance em sua classificação junto ao Mapa.
“O ideal é chegarmos aos 100% de cobertura vacinal. Estamos trabalhando para que o Estado atinja o status de zona livre da aftosa sem vacinação. Alagoas nunca registrou casos de febre aftosa e o produtor rural vem cumprindo o seu papel, vacinando e fazendo a declaração junto à Adeal. Esse esforço do produtor e do Estado no cumprimento dessa obrigação é que permite que Alagoas mantenha suas fronteiras abertas para a comercialização do gado e da carne produzida aqui”, disse o secretário.
O diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima, também falou da expectativa do órgão para a segunda etapa da campanha de vacinação.
“Falta pouco para chegarmos aos 100%. Vamos conseguir essa cobertura vacinal graças ao empenho dos criadores alagoanos”, afirmou Lima, lembrando que a vacinação assistida é realizada em propriedades onde há um alto trânsito de animais ou em áreas próximas a feiras e matadouros.
A chefe do departamento de Saúde Animal do Mapa em Alagoas, Sonia Lages, participou da vacinação assistida e manifestou a satisfação do órgão federal com os resultados obtidos.
“Alagoas tem atingido índices altamente satisfatórios e, para que isso continue sendo alcançado, é importantíssimo que o setor privado seja parceiro do Governo nessa grande empreitada pela erradicação da febre aftosa. É um ganho para todos: para o produtor, para a sociedade brasileira como um todo e para o Governo, com certeza”, disse a representante do Governo Federal.
A Adeal alerta ao criador que, após ter vacinado os animais, ele deve comparecer a um dos escritórios do órgão de defesa para fazer a declaração e atualizar os dados cadastrais.
“A vacinação é importante para os pecuaristas, independente do tamanho do rebanho. Não podemos deixar de imunizar os nossos animais contra a febre aftosa”, afirmou Cristóvão Rodrigues, pecuarista da Vale dos Sonhos.
Também presente à vacinação assistida, os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Arruda, e da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, ressaltaram a importância do engajamento do setor produtivo na campanha. “Desde que o Ministério da Agricultura apresenta essa campanha, nós temos vacinado mais de 95% do rebanho e não tenho dúvidas de que, mais uma vez, o produtor vai atender a esse chamamento do Governo do Estado”, disse Arruda.
“Tanto a Adeal, quanto os produtores rurais estão cumprindo com o seu papel. Estão todos de parabéns. O criador vem vacinando e declarando, além de estar transitando com a GTA. Quem não vacinou, que faça e regularize os dados cadastrais cumprindo as obrigações como pecuarista. Afinal, queremos conquistar a zona livre sem vacinação”, enfatizou Álvaro Almeida.
Últimas notícias

Polícia Civil prende suspeito de estupro e furtos de hidrômetros em Estrela de AL

Consulta pública sobre CNH acessível bate recorde com mais de 30 mil participantes

Paulo Dantas anuncia mais de meio bilhão em investimentos para Palmeira dos Índios

Adeal inicia em novembro campanha obrigatória de atualização cadastral do rebanho

Arapiraca inaugura dia 29 obras da Marginal do Riacho Piauí e pavimentação do bairro Guaribas

Deputado Alexandre Ayres propõe proibir apostas online para beneficiários sociais
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
