Comunidade Quilombola mantém tradição

No Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o país nesta sexta-feira (20), moradores da Comunidade Quilombola do Pau d’Arco, na zona rural de Arapiraca, falam com orgulho sobre a riqueza cultural que ainda sobrevive no local.
Tradição viva
O Pau d’Arco é reconhecido como Comunidade Remanescente de Quilombos desde 2012 pela Fundação Cultural Palmares, por meio do Decreto 4.887 de 20 de novembro de 2003.
Com 70% da população formada por negros e pardos, a comunidade é uma das poucas que mantêm viva as tradições do povo africano, intensificando suas atividades na Semana de Consciência Negra.
Seu Iaiá, 90 anos de história e vida.
Na última quarta-feira (18), estudantes da Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo deram continuidade ao projeto “Construindo a Identidade Afrodescendente” e na quinta-feira (19), realizaram o tradicional desfile do cortejo real, que contou com a participação de vários grupos artísticos da comunidade, como as 'Pérolas' e os 'Diamantes Negros'.
Para a professora de história Laurinete Basílio dos Santos, manter a tradição é tarefa bastante complicada, principalmente porque a comunidade fica perto da zona urbana de Arapiraca.
“O que nos ajuda no resgate dos valores culturais são os grupos artísticos e com idosos que foram formados anos antes de recebermos o reconhecimento como Comunidade Quilombola. São eles os responsáveis pela vida das nossas tradições”, disse.
José Leite dos Santos, 90 anos, conhecido por "Iaiá" é o morador mais antigo da comunidade. Há dez anos vive na localidade, com sua esposa e seis filhos.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
