MPT e TRT/AL aderem a acordo de cooperação para a integração
O Ministério Público do Trabalho em Alagoas e o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) assinaram, na última quarta-feira (18/11), um termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Ministério Público do Trabalho para integrar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) ao MPT Digital, por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).
O acordo nacional foi celebrado no dia 23 de setembro, em Brasília, pelo presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, e o Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Em funcionamento nos ambientes de produção dos TRTs do Goiás (18ª Região), Paraíba (13ª Região) e Campinas (15ª Região), a troca de informações entre o PJe-JT e o MPT-Digital já se provou bem-sucedida. Durante o mês de agosto, por exemplo, Procuradores do Trabalho do Estado de Goiás realizaram consultas e petições no PJe-JT diretamente no MPT-Digital e atingiram a marca de 3 mil comunicações processuais.
O modelo de interoperabilidade está sendo implantado nacionalmente com o objetivo de estabelecer padrões para a integração de informações de processos judiciais entre o MPT e os diversos órgãos da Justiça do Trabalho. Na prática, o novo mecanismo otimiza o cadastro e movimentação de informações no MPT Digital, sem a necessidade de consulta ao sistema PJe. Sem o funcionamento dessa integração, cada processo judicial enviado ao MPT via PJe exige que os servidores realizem novo cadastro no MPT Digital com as mesmas informações do sistema judiciário, o que gera retrabalho e perca de tempo. Mas, com a nova integração dos sistemas, a inserção de informações processuais será feita apenas em uma plataforma.
A assinatura do termo ocorreu durante reunião entre o presidente TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, e a Procuradora-Chefe do MPT em Alagoas, Adir de Abreu. O MNI foi desenvolvido com o auxílio do MPT por uma equipe distribuída entre Brasília, Goiânia e Santa Catarina, e contou com a parceria entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o TRT-GO.
Por fim, salienta-se que toda essa tecnologia visa, sim, melhorar o atendimento ao cidadão, dando efetividade ao acesso aos órgãos envolvidos.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
