Alagoas cria Grupo Técnico para acompanhar casos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) formou um Grupo Técnico para acompanhar a situação dos casos de microcefalia em Alagoas.
Infectologistas, neuropediatras e profissionais das áreas técnicas da Sesau se reúnem na próxima semana com a gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, para, a partir das orientações do Ministério da Saúde (MS), decidir sobre os encaminhamentos das ocorrências de microcefalia no estado.
Diante do aumento do registro de casos de microcefalia, o Ministério da Saúde desencadeou um processo de notificação imediata desse agravo.
Em Alagoas, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, informou que os serviços que prestam assistência materna e infantil e os núcleos de vigilância ao município estão cadastrando as notificações.
“Quando a notificação chega, acionamos o município ou vamos diretamente, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, fazer a investigação”, descreveu Cristina Rocha.
Segundo ela, o Ministério da Saúde ainda encaminhou um questionário com vários itens, que fazem um levantamento do histórico da gestação, a exemplo do vínculo com o uso de drogas, medicação e infecção.
“Estamos numa fase de levantamento de dados, de aprofundamento do conhecimento sobre essas ocorrências”, complementou Rocha.
Até porque o Ministério da Saúde está realizando estudos para investigar a possibilidade de vínculo entre microcefalia e Zika. Consequentemente, a Sesau está trabalhando com a notificação e a investigação dos casos.
Boletim epidemiológico - Até 24 de novembro de 2015, informe da Sesau aponta que foram notificados 42 casos de microcefalia em Alagoas.
A Sesau permanece realizando todos os esforços para monitorar e investigar, de forma prioritária, o registro de casos no Estado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
