Alagoas cria Grupo Técnico para acompanhar casos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) formou um Grupo Técnico para acompanhar a situação dos casos de microcefalia em Alagoas.
Infectologistas, neuropediatras e profissionais das áreas técnicas da Sesau se reúnem na próxima semana com a gestora estadual da Saúde, Rozangela Wyszomirska, para, a partir das orientações do Ministério da Saúde (MS), decidir sobre os encaminhamentos das ocorrências de microcefalia no estado.
Diante do aumento do registro de casos de microcefalia, o Ministério da Saúde desencadeou um processo de notificação imediata desse agravo.
Em Alagoas, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, informou que os serviços que prestam assistência materna e infantil e os núcleos de vigilância ao município estão cadastrando as notificações.
“Quando a notificação chega, acionamos o município ou vamos diretamente, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, fazer a investigação”, descreveu Cristina Rocha.
Segundo ela, o Ministério da Saúde ainda encaminhou um questionário com vários itens, que fazem um levantamento do histórico da gestação, a exemplo do vínculo com o uso de drogas, medicação e infecção.
“Estamos numa fase de levantamento de dados, de aprofundamento do conhecimento sobre essas ocorrências”, complementou Rocha.
Até porque o Ministério da Saúde está realizando estudos para investigar a possibilidade de vínculo entre microcefalia e Zika. Consequentemente, a Sesau está trabalhando com a notificação e a investigação dos casos.
Boletim epidemiológico - Até 24 de novembro de 2015, informe da Sesau aponta que foram notificados 42 casos de microcefalia em Alagoas.
A Sesau permanece realizando todos os esforços para monitorar e investigar, de forma prioritária, o registro de casos no Estado, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
