Governador garante que Educação é prioridade
A Educação passa por uma importante transformação no estado de Alagoas. Nesta segunda-feira (30), o governador Renan Filho (PMDB) assinou o contrato para o lançamento da Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Educação de Alagoas (Areal).
O projeto promoverá um diagnóstico da realidade educacional no estado, assim como o redirecionamento do planejamento e da prática pedagógica nas estratégias de apoio às unidades de ensino.
Pela primeira vez, o governo de Alagoas irá diagnosticar o nível médio completo, com avaliação de quase 99 mil alunos das mais de 200 escolas da rede de ensino pública nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
Ao final do processo, serão produzidos resultados e indicadores de proficiência escolar relevantes no monitoramento da qualidade da educação pública de maneira individual para cada escola.
Segundo o governador Renan Filho, o projeto faz parte de uma das estratégias para tirar Alagoas da realidade negativa que a Educação vive hoje. Para isso, o Estado tem buscado mudar a lógica do segmento, priorizando o aprendizado a partir de instrumentos embasados que possam potencializar o melhor uso dos recursos na área da educação.
“Desde o início, incluímos a Educação na agenda prioritária de Alagoas. É o nosso principal desafio hoje e é muito bom ver que estamos trabalhando a Educação sobre novos parâmetros: o da profissionalização", disse o governador.
"A Areal vai possibilitar uma visão fundamentada sobre a situação das escolas, facilitando o nosso planejamento para que os recursos sejam melhor direcionados. Mas, principalmente, os resultados vão permitir impulsionar a sociedade para contribuir também na melhoria da educação a longo prazo”, ressaltou Renan Filho.
A Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Educação em Alagoas será realizada entre os dias 1º e 2 de dezembro nas unidades escolares dos 102 municípios. Além da prova para os alunos, o programa de intervenção oferece também oficinas de divulgação, para explicar a matriz e a funcionalidades da Areal aos representantes das escolas.
Como também as capacitações com coordenadores das instituições e membros da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) para a continuidade das ações a partir dos resultados do projeto.
Parceria
Para o desenvolvimento da ação, a Secretaria de Estado da Educação firmou parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, que realizará o diagnóstico e o mapeamento dos resultados detectados.
À frente da coordenação da Caed, Lina Kátia Mesquita explicou que o programa contribui para a eficácia na rede de ensino a partir da estruturação de indicadores da gestão educacional.
“O Caed atualmente é responsável pela avaliação de alunos de 19 estados do país. Por meio deste projeto, queremos propagar a todos os grupos sociais o direito do aluno de aprender", confirmou Mesquita.
No âmbito local, a coordenadora geral da Areal e supervisora de estática e avaliação nacional da Seduc, Cheila Vasconcelos, destaca ainda que esta edição tem uma conotação especial na medida em que enfocará o diagnostico nos três anos do ensino médio.
A medida permitirá um respaldo de pesquisa para o governo de Alagoas potencializar a estrutura educacional no Estado.
"Ao promovermos a avaliação do contexto de aprendizagem da rede estadual de educação, asseguramos embasamento para a melhoria do sistema em Alagoas", disse Cheila Vasconcelos.
A coordenadora avaliou que "de um lado, as escolas poderão perceber o que está funcionando e sendo repassado de fato e por outro o Estado poderá refletir e promover ações de melhoria da qualidade da educação e promoção da equidade".
Últimas notícias
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
