Taxa de detecção de aids cai 5,5% em um ano, diz ministro
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, apresentou no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta terça-feira - 1º de dezembro, os números da doença no Brasil e campanha de prevenção à doença.
A taxa de detecção de aids no Brasil caiu 5,5% de 2013 para 2014, passando de 20,8 casos por 100 mil habitantes para 19,7.
No ano passado, foram diagnosticados 39.951 casos e, em 2013, 41.199, informa o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2015, divulgado hoje (1°) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com estimativa do ministério, atualmente, 781 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil.
A queda de 5,5% é a maior redução anual de detecção de novos casos, aponta o relatório do ministério.
“Vale lembrar que também foi o ano em que mais fizemos testes no Brasil. Outra tendência importante é a queda da morte por aids”, disse o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.
Ele acrescentou que, desde 2003, houve queda de 10,9% na mortalidade de pacientes com aids no país.
Aumento entre jovens
No entanto, o número de casos de aids notificados entre jovens de 15 a 24 anos vem aumentando nos últimos anos. Em 2004 foram notificados 3.419 casos de aids nessa faixa etária, o que representa uma taxa de detecção de 9,5 por 100 mil habitantes.
Em 2014, foram 4.669 notificações e uma taxa de detecção de 13,4 por 100 mil habitantes.
Para o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o crescimento da aids entre os jovens é motivo de preocupação.
“Preocupa-nos sobremaneira a situação dos jovens e nos parece que houve um certo relaxamento. E não podemos. A aids é uma enfermidade grave e devastadora e deve ser encarada com a seriedade devida”, disse Castro.
Os jovens são o foco de uma campanha publicitária lançada hoje, Dia Mundial da Luta contra a Aids, pelo Ministério da Saúde.
Concentração da doença
Quanto à faixa etária, a maior concentração dos casos da doença está entre as pessoas de 25 a 39 anos.
Entre o número total de casos registrados, no país de 1980 a junho de 2015, os homens foram maioria entre os infectados. Eles responderam por 65% dos casos e as mulheres, por 35%.
A taxa de detecção de aids em homens tem apresentado tendência de crescimento nos últimos 10 anos, enquanto o inverso ocorre entre as mulheres.
Assim como entre os jovens, a taxa de detecção vem apresentando tendência de aumento entre as gestantes. Entre os anos de 2005 e 2014, houve aumento de 30%.
Os dados do relatório mostram que a concentração de casos de aids identificados de 1980 a junho de 2015 é maior nas regiões Sul e Sudeste com, respectivamente, 53,8% e 20% do total de casos.
Em seguida, vêm o Nordeste, com 14,6% do total de casos, o Centro-Oeste, com 5,9%, e o Norte, com 5,7%.
Crescimento e queda
De acordo com o Ministério da Saúde, observa-se tendência de queda da taxa no Sudeste nos últimos 10 anos e de estabilização na Região Sul. O Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste apresentam tendência significativa de crescimento.
O ministro Marcelo Castro informou que a meta brasileira é diagnosticar, até 2020, 90% das pessoas portadoras de HIV, submeter ao tratamento 90% das diagnosticadas e ter 90% destas pessoas com carga viral indetectável.
“Das pessoas que estão submetidas ao tratamento, hoje, 88% já tem carga viral abaixo de níveis detectáveis”, disse Castro.
Na data em que, mundialmente, discutem-se a prevenção e o combate ao HIV/aids, o ministério lançou campanha publicitária que tem como slogan “Com o tratamento, você é mais forte que a aids” que busca incentivar o tratamento precoce da doença.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
