Agreste

Moradores rurais temem acidentes com caixas d'água

Por 7 Segundos 07/12/2015 11h11
Moradores rurais  temem acidentes com caixas d'água
- Foto: Manoel Farias

Quem passa pela estrada da comunidade  Fernandes indo em direção a comunidade Esporão, ambas localizadas na zona rural de Arapiraca, podem a qualquer momento sofrer algum acidente devido a caixas hidráulicas instaladas nos terrenos por onde passa a rede de abastecimento de água da adutora.

As imagens que foram enviadas por internautas à redação do Portal 7 Segundos mostram que as caixas estão ocupando parte da estrada por onde motoristas e motociclistas trafegam diariamente. O problema é que com a instalação da caixa nessa parte da estrada de terra, não sobra espaço para passar dois veículos ao mesmo tempo. “O perigo é à noite, pois não há rede de iluminação nessa área e a escuridão pode impedir que um motociclista ou um condutor de veículo perceba a caixa no meio da estrada”, falou um agricultor.

No trecho entre os povoados Fernandes e Esporão há duas caixas hidráulicas ocupando parte da estrada. Mas alguns moradores denunciam que o mesmo problema ocorre em outras comunidades rurais de Arapiraca.

A equipe do Portal 7 Segundos entrou contato com a gerência da Unidade da Casal no Agreste, e foi informada que todas as caixas foram instaladas na faixa de ocupação para as obras da Adutora do Agreste. O gerente Tácito Castello Branco explicou que os proprietários dos terrenos por onde a faixa de ocupação passou foram indenizados ou ainda estão esperando a finalização do processo de indenização. “Não tínhamos conhecimento desse problema. Vamos entrar em contato com a CAB ´Águas do Agreste, que através da Parceria Público Privada (PPP) é responsável pelas obras da adutora, para tomar as providências necessárias" garantiu o gerente.  

Existe também a possibilidade do proprietário do terreno ter recuado a cerca de arame, mas se essa hipótese for confirmada, ele pode ser responsabilizado. 

Tácito Castello Branco informou ainda que foram instaladas cerca de 64 caixas hidráulicas ao longo das obras da adutora mas todas elas dentro dos padrões técnicos e de segurança.