Reunião discute projeto que disciplina ambulantes da Orla de Maceió

A Comissão Permanente de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal de Maceió, presidida pelo vereador Sílvio Camelo (PV), realizou, na manhã desta segunda-feira (4), reunião aberta sobre o Projeto de Lei n° 198/2015. De autoria do Poder Executivo, a matéria visa regularizar e disciplinar o trabalho dos vendedores ambulantes na faixa de areia da Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara.
Os vereadores Silvânio Barbosa (PSB), Heloísa Helena (Rede), Chico Filho (PP), Silvânia Barbosa (PPS), Eduardo Canuto (PV), Luiz Carlos (DEM) e Dudu Ronalsa (PSDB) participaram do debate no Plenário, que ficou lotado por mulheres e homens que comercializam produtos nas praias da capital.
“Queremos trabalhar de forma regular e sem medo de prejuízos”, disse Fabrício Sobral, que representou os ambulantes no encontro.
O diretor de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Michael Chinelato, expôs, num telão, os principais pontos do PL. Segundo ele, a Prefeitura pretende estabelecer horários para as vendas, garantir a limpeza das praias, padronizar os equipamentos usados, como sombreiros e cadeiras, além de proteger comerciantes cadastrados da concorrência desleal, com ambulantes que só aparecem na alta temporada, sem pagar taxas.
O secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão, afirmou que o projeto de lei é uma exigência da Justiça Federal, expressa em sentença proferida no último mês de novembro pelo juiz Raimundo Alves. De acordo com ele, o Executivo trabalhou durante meses para elaborar o PL.
“Não estamos fazendo nada de última hora. Acreditamos que a regularização do trabalho ambulante irá trazer melhorias para todos, principalmente para os vendedores e para os visitantes das nossas praias”, disse o secretário.
O líder do governo na Câmara, vereador Eduardo Canuto, chamou atenção para a necessidade de aprovar com celeridade uma lei que coloque regras no comércio ambulante na faixa de areia.
“A lei em vigor, que trata deste assunto, é o Código de Posturas, de 1985. Nesta lei, a venda de comidas e bebidas na faixa de areia é proibida. Ou seja, é ilegal. Este projeto de lei que agora tramita na Câmara é um avanço, inclusive porque reconhece a profissão”, explicou.
O vereador Silvânio Barbosa também reconheceu a necessidade de organizar a atividade na areia das praias, mas criticou o pouco tempo que teve para debater o assunto na Câmara.
“Este projeto chegou na Casa semana passada. Queremos avaliar a matéria com cautela e votar sem nenhuma dúvida”, disse o parlamentar, acrescentando que o projeto pode ser ruim para os ambulantes.
“O pequeno vendedor sempre é perseguido”, criticou o parlamentar, se referindo às multas previstas para os ambulantes que não cumprirem as regras.
Silvânia Barbosa aproveitou a ocasião para cobrar a imposição de taxas para os “Food Trucks”, estacionados na orla da Pajuçara. Já o vereador Dudu Ronalsa defendeu diálogo com os ambulantes e sugeriu limitar a quantidade de mesas, cadeiras e banquetas por vendedor. Chico Filho esclareceu que a Prefeitura precisa cumprir a decisão judicial e regularizar o comércio ambulante na areia, sob pena de os gestores pagarem multas como pessoas físicas. Heloísa Helena questionou quais ambulantes seriam beneficiados e quantos ficariam de fora.
O presidente da Comissão Permanente de Assuntos Urbanos da Câmara, vereador Sílvio Camelo, explicou que todas as questões e sugestões, tanto dos ambulantes, como dos vereadores e sociedade em geral, devem ser encaminhadas para a Comissão, que dará um parecer sobre as alterações que o projeto deve sofrer.
O projeto de lei já foi aprovado em primeira discussão na quinta-feira passada. Os vereadores querem aprovar a matéria em segunda e última discussão até o dia 15, quando a Câmara entra em recesso parlamentar.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
