Zona canavieira tem novembro mais seco dos últimos cinco anos
A escassez de chuva que começa a refletir na produtividade agrícola da safra da cana em Alagoas foi evidenciada pelo levantamento pluviométrico divulgado pelo Sindaçúcar-AL.
Em novembro, mês com média histórica de 41,7 milímetros (mm), o volume de chuva registrado foi de apenas 5,1 mm. O que representa uma variação negativa de 87,47%.
Segundo pesquisa elaborada pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, este foi o novembro mais seco dos últimos cinco anos com apenas 1,8 dia de chuvas.
Desde o início da safra 15/16, os índices pluviométricos se mantiveram abaixo das médias histórias. Em agosto, o volume de chuva registrado foi de 117,4 mm, setembro 36,2 mm e em outubro de 32,4 mm. Enquanto isso, as médias históricas destes três meses foram, respectivamente, 183 mm; 101 mm e 71 mm.
De acordo com outro levantamento apresentado pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Regional Leste (Stab Leste), dos 11 meses do ano oito tiveram chuvas abaixo da média (janeiro, março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro) e apenas três (fevereiro, junho e julho) registraram índices pluviométricos acima da média.
No período de janeiro a novembro deste ano, foi acumulada uma média geral de 1.235,22 mm, enquanto a média histórica total dos últimos 32 anos é de 1.711,99 mm. No geral, a diferença representa uma variação negativa de 38,66 mm.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
