Alagoas

Projeto de lei quer proteger o bioma Caatinga

Por Redação com ALE-AL 18/12/2015 16h04

Tramita nas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa e exótica do bioma Caatinga. A matéria é de iniciativa do deputado Inácio Loiola (PSB), que cobra ações rápidas e eficazes visando a proteção do ecossistema que cada vez mais vem sendo degradado e desmatado de maneira irregular e irresponsável, segundo o parlamentar.

De acordo com Loiola, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o Estado de Alagoas desmatou 82,6% da área da Caatinga. “Um triste número que o coloca como líder do desmatamento desse bioma, à frente de Sergipe (68,5%) e Pernambuco (54,9%)”, lamenta Inácio Loiola, acrescentando que o bioma Caatinga abrange uma área de 17,4% do território alagoano, distribuído nas regiões do Agreste, Alto Sertão e Baixo São Francisco.

“Faz-se necessário, diante do índice vergonhoso e triste e da rica e frágil biodiversidade, propor por meio do debate, visando colher sugestões de utilização e proteção da vegetação nativa e exótica do bioma Caatinga, uma legislação específica de proteção a esse ecossistema tão inerente à Região do Agreste e do Sertão”, justifica o deputado Inácio Loiola.