Prefeitura discute revisão do Plano Diretor de Maceió
A Prefeitura de Maceió promove, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla), um conjunto de consultas públicas para a Revisão do Plano Diretor de Maceió. Divididas em oficinas técnicas/temáticas e audiências públicas, as ações tiveram início no dia 5 de outubro e prosseguem nos primeiros meses de 2016.
A 3ª Audiência Pública foi realizada no último dia 12 e atendendo reivindicações dos envolvidos no processo, a Prefeitura anunciou que as discussões serão estendidas até os primeiros meses de 2016.
As consultas públicas são necessárias à construção do documento, que vai nortear o desenvolvimento da capital alagoana nos próximos 10 anos.
“No ano em que Maceió completa seus 200 anos, temos a satisfação de rediscutir o Plano Diretor que vai nortear o desenvolvimento e o crescimento da cidade pelos próximos 10 anos, mas não queremos crescer de qualquer forma. Queremos crescer de maneira racional, sustentável, pensando as questões de acessibilidade, mobilidade, infraestrutura e todos os aspectos que precisam ser debatidos para construir um plano diretor sólido, justo, resultado de um trabalho democrático, fruto de um debate profícuo com a população”, afirma o prefeito Rui Palmeira.
Nesta etapa, estão sendo processadas aproximadamente 400 contribuições, resultantes dos encontros anteriores para a construção do Caderno Técnico Preliminar, com o foco no Macrozoneamento e Zoneamento Urbanos alinhados, além de projetos de estruturação urbana.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Maceió, Messias Costa, a revisão segue amadurecendo para o desenvolvimento mais orientado, justo e equilibrado da cidade.
“Felizmente, conseguimos um parecer da Justiça para estender a discussão, o que é muito bom. O processo está ganhando mais musculatura e certamente ao final, teremos um Plano que vai contemplar a população, segundo suas reais necessidades”, disse.
Para Ana Lúcia Menezes, representante da sociedade civil, por meio do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, estender o processo é fundamental para a consolidação das propostas.
“Tenho participado de todas as discussões, mas essa é uma construção que precisa de tempo. Hoje tivemos uma feliz surpresa ao saber que o processo será finalizado nos primeiros meses de 2016. Ganhamos mais tempo para discutir a revisão do Plano, é fundamental que a população participe e se conscientize da importância dessa ferramenta”, frisou.
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
