Chesf garante vazão do Velho Chico para procissão no rio
Para garantir maior fluxo de água e garantir a procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, nesta sexta-feira (8), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão do Rio São Francisco.
A decisão da companhia foi tomada após solicitação do prefeito de Penendo, Marcius Beltrão, que enviou ofício à Chesf que garantiu a navegabilidade das embarcações.
A vazão do rio vai acontecer a partir das 11hs desta sexta-feira (8) até as 14hs do sábado (9). Neste caso, a vazão defluente da Hidroelétrica de Xingó vai operar em 1500 m3/s. Assim, o Baixo São Francisco vai celebrar mais uma vez, com festa, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, em sua edição 132ª.
Procissão marítima
O Rio São Francisco enfrenta momento delicado, prevendo possíveis restrições da Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Penedo a respeito da navegabilidade das embarcações. Este fato afetaria, inclusive, a navegação das embarcações durante os festejos e a procissão do Bom Jesus

“A procissão é o maior momento de fé e devoção do povo ribeirinho e dos milhares de devotos do Bom Jesus dos Navegantes. Para evitar surpresas, solicitamos o aumento da vazão desde dezembro", afirmou Marcius Beltrão.
O prefeito disse que a vazão do rio está com 850 m3/s e vai passar para 1500 m³/s no final de semana da festa.
"Após análise entre a Chesf e o Operador Nacional do Sistema (ONS), o nosso pedido graças ao Bom Jesus foi aceito. Mais uma vez, vamos celebrar com festa os dois momentos da procissão, tanto o terrestre, quanto o fluvial", comemorou o prefeito Marcius Beltrão.
Penedo celebra anualmente na primeira semana de janeiro o santo protetor dos beiradeiros e remeiros, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes.

O ponto alto da programação religiosa é a procissão terrestre e fluvial, ocasião que o andor com a imagem do dono da festa percorre o Centro Histórico e, em barco, o Rio São Francisco, margeando Alagoas e Sergipe.
Em toda a história da maior manifestação cultural e religiosa de Alagoas, nunca deixou de ocorrer o momento fluvial. Nos últimos dois anos, a etapa fluvial foi reduzida, deixando de passar na frente da cidade sergipana de Santana do São Francisco, também conhecida por Carrapicho.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
