Número de PMs fora das ruas compromete segurança
Quem frequenta alguns órgãos públicos, como fóruns, procuradorias e juizados, por exemplo, deve se perguntar por que a segurança nesses locais é feita por policiais militares. Segundo o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), coronel Wellington Bittencourt, o número de profissionais que é desviado das ruas acaba comprometendo o combate a criminalidade.
De acordo com o responsável pelo batalhão que atende o Agreste alagoano, 16 policiais militares deixam de trabalhar no combate direto aos crimes praticados na região para desempenhar funções de seguranças nestes órgãos públicos.
A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas, que é responsável pela administração dos fóruns alagoanos, e foi informada de que a segurança nesses locais sempre foi feita pela Polícia Militar do Estado de Alagoas, como é também em todos os Estados da Federação.
Em nota, o TJ/AL informou ainda que, em razão do contingente reduzido da Polícia Militar, os PMs designados para servirem à Justiça Estadual tiveram igualmente redução representativa. Segundo a assessoria, hoje os fóruns mais movimentados de Alagoas, como os das cidades de Arapiraca e de Maceió, dispõem de um contingente mais expressivo, embora inferior ao necessário.
"Está em andamento uma proposta de contratação, via licitação, de uma empresa de segurança privada para a guarda dos fóruns. Mesmo assim, não poderá dispensar totalmente a PM em razão da segurança pessoal dos magistrados, notadamente os que atuam nos atos jurisdicionais da Justiça Criminal", explicou o órgão.
Em Arapiraca, o contingente é de um total de cinco PMs se revezando entre o horário de expediente e o horário noturno. Em Maceió são seis PMs.
Logo, está em andamento o projeto de contratação de uma empresa de segurança privada para a guarda do patrimônio por via de licitação e o contingente habitual da maioria dos fóruns estaduais se resume a um policial somente por expediente, com exceção de Arapiraca e Maceió com os quantitativos acima.
Últimas notícias
Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
