Visita inesperada: jiboia é encontrada no Francês
Uma visita inusitada neste sábado (9) pegou de surpresa um funcionário de uma unidade volante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) localizado no Francês, em Marechal Deodoro. A visita era uma cobra jiboia que estava rastejando pela área onde ficam instaladas as bombas.
Depois do susto, pela visita inesperada, o funcionário da unidade volante do SAAE acionou uma equipe da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar que realizou o resgate do animal. A jiboia foi levada até uma reserva florestal no município da Barra de São Miguel.
Jiboia
A jiboia é uma serpente que pode chegar a um tamanho adulto de 2 metros a 4 metros, raramente chegando a este tamanho máximo. Pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.
No Brasil, existem duas subespécies: a Boa constrictor constrictor (Forcart, 1960) e a Boa constrictor amarali (Stull, 1932). A primeira é amarelada, de hábitos mais pacíficos e própria da região amazônica e do nordeste. A segunda, jiboia-amarali, pode ser encontrada mais ao sul e sudeste do país, sendo encontrada algumas vezes em regiões mais centrais do país.
É basicamente um animal com hábitos noturnos (o que é verificável por possuir olhos com pupila vertical), ainda que também tenha atividade diurna.
Animal muito dócil, apesar de ter fama de animal perigoso, não é peçonhenta (apesar de sua mordida ser dolorosa e poder causar infecção) e não consegue comer animais de grande porte, sendo inofensiva. É muito perseguido por caçadores e traficantes de animais, pois tem um valor comercial alto como animal de estimação, além de sua pele poder ser usada na confecção de artefatos de couro.