Governo discute projeto de isenção fiscal para derivados da mandioca
 
                            
	Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, entregou ao secretário adjunto da Fazenda, Hélder Lima, a proposta de tarifação diferenciada dos derivados da mandioca produzidos no Estado.
	
	Com o incentivo fiscal, a expectativa é de que os produtores alagoanos ganhem novo fôlego, aumentem as vendas no mercado local e passem a comercializar seus produtos também para outros estados.
	
	De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, a proposta segue os moldes dos decretos já estabelecidos pelo governador Renan filho beneficiando os derivados do leite e a avicultura.
	
	“Buscamos a isenção de ICMS para o setor, atendendo a uma demanda da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados. Temos a certeza de que esse benefício será implementado pelo Executivo estadual, uma vez que o governador Renan Filho está ciente de que cada investimento feito na geração de empregos ligados à agricultura tem um retorno muito maior do que em qualquer outro segmento econômico”, disse Vasconcelos.
	
	Na avaliação do secretário adjunto da Fazenda, a proposta não deve encontrar dificuldades em ser aprovada nas demais instâncias do Governo. “Vamos fazer as adaptações que forem necessárias e encaminhar a proposta para análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que deverá emitir seu parecer. No que depender da Sefaz, faremos o possível para que os produtores de mandioca de Alagoas recebam esses benefícios”, disse Hélder Lima.
	
	O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), João dos Santos, acompanhou o secretário Álvaro Vasconcelos na reunião e destacou a receptividade da Sefaz à proposta.
	
	“Esse incentivo é de importância fundamental para os produtores de mandioca de Alagoas. Existe um mercado amplo e precisamos desonerar os produtos para ocupar mais espaço, ampliar nosso alcance e desenvolver o setor. Estamos muito confiantes e esperamos que a isenção seja decretada rapidamente”, afirmou Santos.
	
	A proposta recebeu ainda o apoio do presidente da Desenvolve – Agência de Fomento, Antonio Pinaud. “Vamos ajudar no que estiver ao nosso alcance. Alagoas tem 60 mil produtores rurais envolvidos no plantio da mandioca e comercialização de derivados. Todos eles podem ser beneficiados por essa isenção, e isso representa um impacto muito grande na geração de emprego e renda em Alagoas”, observou.
Últimas notícias
 
            Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
 
            Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
 
            Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
 
            Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
 
            Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação
 
            Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		