Política

O cabo de guerra entre Lira e Bulhões sobre a presidência de Hugo Motta na Câmara dos Deputados

Os alagoanos travam uma batalha que tem como finalidade manter o protagonismo no Congresso Nacional

Por Felipe Ferreira 15/12/2025 13h01
O cabo de guerra entre Lira e Bulhões sobre a presidência de Hugo Motta na Câmara dos Deputados
Lira e Bulhões travam embate na Câmara dos Deputados - Foto: Reprodução

Os deputados Arthur Lira (PP) e Isnaldo Bulhões (MDB), dois dos principais nomes da atualidade no Congresso Nacional, trocaram farpas durante o último final de semana por meio de declarações no jornal O Globo. No centro do embate está a condução de Hugo Motta à frente da Câmara Federal.

Aliados de Lira revelaram ao jornal carioca que o ex-presidente da Câmara está insatisfeito com a presidência de Motta — a quem ele ajudou a eleger — e que atribui o “fracasso” do paraibano a um pequeno grupo de líderes que o direcionam.

Dentro desse grupo estaria o deputado Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara dos Deputados. Sobre a declaração, Bulhões disse que Arthur Lira sente falta da cadeira de presidente e elogiou a postura de Motta.

“Ele [Arthur Lira] precisa compreender que não é mais presidente da Câmara. Hugo Motta fez o correto ao pautar o tema e deixar o colegiado decidir”, disse Bulhões sobre o processo de suspensão de Glauber Braga, desafeto declarado de Lira.

O ex-presidente da Casa não teria gostado do resultado da votação e atribui ao colégio de líderes a manobra que acabou salvando o mandato de Glauber.

Para o emedebista, Motta não saiu derrotado da votação, mas sim Lira. “O derrotado foi quem operou a cassação por vontade pessoal, e não por fatos”.

Arthur Lira, vale lembrar, chegou a criticar Hugo Motta publicamente dizendo que a Câmara dos Deputados está uma “esculhambação”.