MPC de contas de Alagoas fecha acordo com MPC de Roraima
O Ministério Público de Contas de Alagoas e o Ministério Público de Contas de Roraima celebraram Acordo de Cooperação técnico e institucional, tendo como objetivo o “compartilhamento mútuo, a título gratuito, de recursos materiais, humanos e tecnológicos, necessários ao cumprimento da missão institucional de cada partícipe, inclusive as atividades administrativas, bem como a comunhão de esforços para implementação, promoção e defesa da autonomia administrativa, orçamentária e financeira de ambos os Ministérios Públicos de Contas.”
O Acordo de Cooperação foi firmado no último dia 8 de janeiro, por ocasião da visita pessoal do Procurador-Geral do MP de Contas de Roraima, Dr. Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, ao MP de Contas alagoano.
Em suma, o acordo celebrado tem dois principais objetivos: o intercâmbio de métodos de trabalho com a comunhão de recursos materiais, humanos e tecnológicos e, de outro lado, a promoção e defesa da autonomia de ambos os Ministérios Públicos de Contas.
De acordo com o Procurador-Geral do MP de Contas de Alagoas, Dr. Rafael Rodrigues de Alcântara, “termos de cooperação dessa natureza são vitais para todos os órgãos de controle, especialmente para o Ministério Público de Contas, pois proporcionam a troca de experiências de iniciativas bem sucedidas por cada órgão, o que fomenta o debate e o aprimoramento dos nossos trabalhos investigativos.”
Além disso, é bastante oportuno o trabalho conjunto dos dois MP’s de Contas na promoção e na defesa da autonomia do Ministério Público de Contas. Para Rafael Alcântara, “nesse aspecto, os dois Ministérios Públicos de Contas possuem situação semelhante, estando o MPC de Roraima mais a nossa frente, pois já conquistou a sua autonomia administrativa, financeira e orçamentária e, com as evidências desse modelo de sucesso, pode contribuir muito para que o MPC de Alagoas consolide o seu também. Atualmente, temos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um Projeto de Lei Complementar com o mesmo objetivo em trâmite na ALE. Outra possibilidade de atuação conjunta é no âmbito do Supremo Tribunal Federal, onde tramitam Ações Diretas de Inconstitucionalidade de interesse direto dos dois Ministérios Públicos de Contas”.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
