MPC de contas de Alagoas fecha acordo com MPC de Roraima
O Ministério Público de Contas de Alagoas e o Ministério Público de Contas de Roraima celebraram Acordo de Cooperação técnico e institucional, tendo como objetivo o “compartilhamento mútuo, a título gratuito, de recursos materiais, humanos e tecnológicos, necessários ao cumprimento da missão institucional de cada partícipe, inclusive as atividades administrativas, bem como a comunhão de esforços para implementação, promoção e defesa da autonomia administrativa, orçamentária e financeira de ambos os Ministérios Públicos de Contas.”
O Acordo de Cooperação foi firmado no último dia 8 de janeiro, por ocasião da visita pessoal do Procurador-Geral do MP de Contas de Roraima, Dr. Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, ao MP de Contas alagoano.
Em suma, o acordo celebrado tem dois principais objetivos: o intercâmbio de métodos de trabalho com a comunhão de recursos materiais, humanos e tecnológicos e, de outro lado, a promoção e defesa da autonomia de ambos os Ministérios Públicos de Contas.
De acordo com o Procurador-Geral do MP de Contas de Alagoas, Dr. Rafael Rodrigues de Alcântara, “termos de cooperação dessa natureza são vitais para todos os órgãos de controle, especialmente para o Ministério Público de Contas, pois proporcionam a troca de experiências de iniciativas bem sucedidas por cada órgão, o que fomenta o debate e o aprimoramento dos nossos trabalhos investigativos.”
Além disso, é bastante oportuno o trabalho conjunto dos dois MP’s de Contas na promoção e na defesa da autonomia do Ministério Público de Contas. Para Rafael Alcântara, “nesse aspecto, os dois Ministérios Públicos de Contas possuem situação semelhante, estando o MPC de Roraima mais a nossa frente, pois já conquistou a sua autonomia administrativa, financeira e orçamentária e, com as evidências desse modelo de sucesso, pode contribuir muito para que o MPC de Alagoas consolide o seu também. Atualmente, temos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e um Projeto de Lei Complementar com o mesmo objetivo em trâmite na ALE. Outra possibilidade de atuação conjunta é no âmbito do Supremo Tribunal Federal, onde tramitam Ações Diretas de Inconstitucionalidade de interesse direto dos dois Ministérios Públicos de Contas”.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
