Estado avança nas negociações de empréstimo com o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerrou, nesta sexta-feira (22), as atividades de trabalho com técnicos do Poder Executivo alagoano referentes ao Projeto de Estruturação das Regiões Metropolitanas de Alagoas. O planejamento reúne as ações a serem financiadas pelo empréstimo que o Estado negocia com a instituição no valor de R$ 520 milhões.
Essa visita técnica, denominada como missão de pré-identificação, teve como intuito principal orientar as equipes no processo, bem como avaliar as ações para a aplicação do projeto. A missão foi coordenada pelo titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) Christian Teixeira, com a parceria de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e outras pastas do Executivo.
Durante cinco dias, consultores do Banco revisaram a matriz de problemas, soluções e resultados e as políticas propostas por cada órgão do executivo dentro do plano. Os técnicos dessas áreas apresentaram seus projetos e alinharam o planejamento para atender as exigências apresentadas pelo Banco.
Dentre outras ações, os projetos envolvem obras de mobilidade urbana, ampliação da oferta de serviços de educação, prevenção à violência e ampliação de serviços de saúde, focando, principalmente, na expansão ordenada das regiões metropolitanas.
“Após esses dias de encontros, fizemos um balanço muito positivo dessa missão. Agora, vamos nos empenhar para realizar um processo de acompanhamento e revisão daquilo que foi planejado e alinhado com o Banco. A proposta é promover investimentos em áreas que possam crescer de forma integrada”, destacou Christian Teixeira.
Durante a missão, a equipe do BID coordenou os processos de elaboração da carta-consulta que, conforme determinação do governador, deverá estar pronta em até três meses.
O documento descreverá ações e custos previstos na execução dos projetos que se pretende contratar, como solução aos acessos rodoviários, minimização de congestionamentos nas principais vias, facilidade de escoamento da produção de Maceió e Arapiraca, além de melhorias na saúde, educação e qualidade de vida dos alagoanos.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
