Detran é setenciado a assumir serviços de registros da alienação fiduciária

Após o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) ajuizar ação civil pública, o Juízo de Direito da 16ª Vara Cível da Capital (Fazenda Estadual) proferiu, na terça-feira (26), sentença que confirma tutela antecipada anterior e acaba com a terceirização dos serviços de registro de alienação fiduciária realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
O procedimento ministerial partiu da 17ª Promotoria de Justiça da Capital e da Promotoria Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor da Capital e Estado de Alagoas.
Além do Detran/AL, a ação do Ministério Público teve como alvo a empresa FDL – Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação (atual EIG Mercados) e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG). Na sentença, o juiz de Direito Antônio Emanuel Dória Ferreira reconheceu a nulidade do Contrato nº 058/2006 e do Aditivo nº 01/2011, firmados entre o Estado de Alagoas, a autarquia estadual e a empresa. Ele também anulou os Convênios nº 02/2008 e nº 09/2010, estes firmados pelas partes estaduais com a FENASEG.
O Detran/Al deverá assumir assim os serviços de registros da alienação fiduciária em seu banco de dados e de anotação do gravame no certificado de registro de veículos. O Judiciário entende que o serviço é indelegável e deve ser prestado diretamente pela autarquia. Junto com a empresa FDL, atual EIG Mercados, ele foi condenado ao pagamento dos prejuízos causados aos usuários em razão das cobranças indevidas, tal como de R$ 100 mil por danos morais coletivos, que serão revertidos a fundo especial previsto na Lei nº 7.347/1985.
“A condenação a pagamento de valor por danos morais coletivos é uma conquista inédita do Ministério Público do Estado de Alagoas, sendo a primeira sentença neste sentido. Vale frisar que a ação civil pública foi ajuizada ainda na gestão anterior do Detran/Al e que a atual diretoria, representada na figura do diretor Antônio Carlos Gouveia, tem trabalhado no estrito cumprimento da lei, a fim de solucionar as irregularidades existentes na autarquia”, destacou o promotor de Justiça Coaracy Fonseca, titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital.
Ampla divulgação da sentença
O órgão do Poder Judiciário também condenou os demandados a publicar, às custas deles, a parte dispositiva da sentença condenatória em três jornais de grande circulação do Estado de Alagoas. A publicação deve ocorrer em três edições consecutivas, em tamanho 15 x 15 cm, para que os usuários dos serviços tomem ciência. Os condenados ainda terão de pagar as custas processuais do processo julgado.
Para Coaracy Fonseca, a própria cobrança das taxas dos serviços de registros da alienação fiduciária pode ser considerada inconstitucional porque foram criadas por ato administrativo e não mediante lei, como prevê a Constituição do Estado de Alagoas. A ilegalidade ainda do ato é objetos de outras ações movidas pelo Ministério Público Estadual contra a empresa FDL, seus diretores e agentes públicos.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
