'Na Base do Esporte' diminui violência e lança talentos
O ano de 2015 foi o ano de implantação da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e do Programa “Na Base do Esporte”, que em apenas sete meses trouxe diversos avanços para os nove bairros beneficiados, contribuindo para a prevenção da criminalidade, por meio de atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer.
No total são mais de 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, praticando de forma gratuita diversas modalidades esportivas. A secretária da pasta, Claudia Petuba, comemora o sucesso do “Na Base do Esporte” ratificando a importância da democratização da prática esportiva.
“Desenvolver esportes de base. Apresentar o mundo esportivo para crianças e jovens, sem limitar as possibilidades. Esse é o principal objetivo desse programa, que já mudou a vida de muitos jovens, que viviam ociosos. Nós viabilizamos várias atividades esportivas gratuitas. Cada bairro tem uma vocação, mas possibilitamos a democratização da prática esportiva, para que seja da criança e do jovem a escolha do que ela quer executar, quer seja para o viés profissional ou não”, explicou ela.
O projeto no bairro Osman Loureiro, na capital alagoana, é um exemplo. Lá brotam talentos, principalmente do taekwondo. A possibilidade de trabalhar a realidade e vocação de cada bairro é outro diferencial do projeto.
“No Conjunto Osman Loureiro, a Federação de taekwondo é muito forte. Por exemplo, nessa modalidade, não existe histórico de oferta gratuita para a comunidade. Hoje é um sucesso. Temos um adolescente que conquistou torneios e circuitos estaduais e até em João Pessoa, tudo isso em apenas sete meses de aula. Ficamos muito felizes com todos esses avanços em uma modalidade que não é acessível à população”, comemora Petuba.
Em 2015, o programa foi testado e aprovado, como explica o coordenador do “Na Base do esporte”, no bairro Osman Loureiro, Gilberto da Silva. As federações que assumiram parceria com o governo, tem a função de trazer a criança e adolescente para praticar o esporte no nível inicial. Além do taekwondo, também é ensinado naquele bairro, as modalidades basquete, futsal, handebol e o voleibol.

“Com a inclusão do 'Na Base do Esporte', aquele adolescente que estava ocioso em casa ou nas ruas, aqui, que é considerada uma região violenta na capital, já começou a mudar o jeito de ser, o comportamento, tendo em vista, que nós estamos trabalhando não apenas o esporte, mas a educação, a parte social da formação do jovem. Se não houvesse o projeto, só haveria o prédio físico. Com a ajuda financeira de R$ 2 mil por mês e a ideia do governo, estamos incluindo adolescentes no esporte de forma plena”, conclui o coordenador.
Talentos do Programa
José Weverton Mota Ribeiro, 14 anos, é o destaque no taekwondo. Em sete meses de prática - apenas duas vezes na semana - conquistou quatro competições em Alagoas e uma no Rio Grande do Norte, vencendo competidores mais experientes. Além do adolescente, o programa no Osman Loureiro, beneficia outras 70 crianças e jovens.
“Quando começaram a divulgar esse programa na escola em que estudo, fui conhecer e minha vida mudou. Tinha muitos problemas de crescimento, os médicos diziam que eu tinha que me exercitar, mas eu não me adaptava a nada. E com o taekwondo o problema melhorou e muito. Eu nunca tinha ouvido falar nesse esporte, depois que comecei, vi que nasci para praticá-lo. Hoje penso em crescer cada vez mais nessa modalidade e me tornar um atleta, se Deus quiser”, comemora José Weverton.

Outra beneficiada com o projeto, é a estudante Rafaela da Conceição, 13 anos. Ela falou como o “Na Base do Esporte” vem mudando sua vida, pois encontrou na modalidade Taekondo sua vocação.
“Antes eu ficava em casa sem fazer nada. Pensando besteira. Depois o pessoal da Secretaria do Esporte foi passando nas escolas aqui do Osman Loureiro, e desde então, eu participo desde o início do Projeto Na Base do Esporte. Já participei de três lutas e ganhei todas, além de ter conquistado os Circuitos de Verão e Fight de Lutadores”, comemora a adolescente.
Expectativas para 2016
O propósito para o ano que se inicia é fortalecer o projeto e ampliar para quinze bairros na capital e em mais 10 municípios do interior. “Tudo isso até o final do primeiro semestre de 2016", enfatizou a secretária.
A secretária Cláudia Petuba acredita que um outro apoio –já sinalizado em 2015 - fará grande diferença e fortalecerá ainda mais o “Na Base do Esporte”: a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“A Unicef vai ajudar a formatar o programa e reforça-lo como um modelo de programa social que possa ser respeitado, com a marca do selo da entidade. Ela vai capacitar nossa turma, verificar o que precisa aprimorar, para termos o nível de programa social de excelência, e através das parcerias de peso, que ela tem, como a Rede Globo e outras empresas, canalizar esse patrocínio, para o nosso projeto. Mas esse é um segundo passo. O primeiro é torna-lo robusto, consistente tecnicamente e que não deixe a desejar a nenhum outro programa nacional e até internacionalmente falando”, finaliza a secretária.
No final deste mês de janeiro, a secretária deve viajar a Brasília para assinar um termo de cooperação técnica. A ideia é que até o final do primeiro semestre de 2015, o aval da entidade seja dado ao “Na Base do Esporte”.
Últimas notícias
Segunda noite da Romaria de Frei Damião faz sucesso com show da cantora Adriana Arydes
Sesau lança Carreta da Saúde no município de Santana do Ipanema
SSP representa Alagoas no Consórcio Nordeste e reforça apoio à PEC da Segurança
Educação ambiental: mutirão de limpeza mobiliza voluntários na praia da Pajuçara, em Maceió
Carro derruba puxadinho de casa e motorista foge após batida, em Arapiraca
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em plantação em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
