'Na Base do Esporte' diminui violência e lança talentos
O ano de 2015 foi o ano de implantação da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e do Programa “Na Base do Esporte”, que em apenas sete meses trouxe diversos avanços para os nove bairros beneficiados, contribuindo para a prevenção da criminalidade, por meio de atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer.
No total são mais de 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, praticando de forma gratuita diversas modalidades esportivas. A secretária da pasta, Claudia Petuba, comemora o sucesso do “Na Base do Esporte” ratificando a importância da democratização da prática esportiva.
“Desenvolver esportes de base. Apresentar o mundo esportivo para crianças e jovens, sem limitar as possibilidades. Esse é o principal objetivo desse programa, que já mudou a vida de muitos jovens, que viviam ociosos. Nós viabilizamos várias atividades esportivas gratuitas. Cada bairro tem uma vocação, mas possibilitamos a democratização da prática esportiva, para que seja da criança e do jovem a escolha do que ela quer executar, quer seja para o viés profissional ou não”, explicou ela.
O projeto no bairro Osman Loureiro, na capital alagoana, é um exemplo. Lá brotam talentos, principalmente do taekwondo. A possibilidade de trabalhar a realidade e vocação de cada bairro é outro diferencial do projeto.
“No Conjunto Osman Loureiro, a Federação de taekwondo é muito forte. Por exemplo, nessa modalidade, não existe histórico de oferta gratuita para a comunidade. Hoje é um sucesso. Temos um adolescente que conquistou torneios e circuitos estaduais e até em João Pessoa, tudo isso em apenas sete meses de aula. Ficamos muito felizes com todos esses avanços em uma modalidade que não é acessível à população”, comemora Petuba.
Em 2015, o programa foi testado e aprovado, como explica o coordenador do “Na Base do esporte”, no bairro Osman Loureiro, Gilberto da Silva. As federações que assumiram parceria com o governo, tem a função de trazer a criança e adolescente para praticar o esporte no nível inicial. Além do taekwondo, também é ensinado naquele bairro, as modalidades basquete, futsal, handebol e o voleibol.
“Com a inclusão do 'Na Base do Esporte', aquele adolescente que estava ocioso em casa ou nas ruas, aqui, que é considerada uma região violenta na capital, já começou a mudar o jeito de ser, o comportamento, tendo em vista, que nós estamos trabalhando não apenas o esporte, mas a educação, a parte social da formação do jovem. Se não houvesse o projeto, só haveria o prédio físico. Com a ajuda financeira de R$ 2 mil por mês e a ideia do governo, estamos incluindo adolescentes no esporte de forma plena”, conclui o coordenador.
Talentos do Programa
José Weverton Mota Ribeiro, 14 anos, é o destaque no taekwondo. Em sete meses de prática - apenas duas vezes na semana - conquistou quatro competições em Alagoas e uma no Rio Grande do Norte, vencendo competidores mais experientes. Além do adolescente, o programa no Osman Loureiro, beneficia outras 70 crianças e jovens.
“Quando começaram a divulgar esse programa na escola em que estudo, fui conhecer e minha vida mudou. Tinha muitos problemas de crescimento, os médicos diziam que eu tinha que me exercitar, mas eu não me adaptava a nada. E com o taekwondo o problema melhorou e muito. Eu nunca tinha ouvido falar nesse esporte, depois que comecei, vi que nasci para praticá-lo. Hoje penso em crescer cada vez mais nessa modalidade e me tornar um atleta, se Deus quiser”, comemora José Weverton.
Outra beneficiada com o projeto, é a estudante Rafaela da Conceição, 13 anos. Ela falou como o “Na Base do Esporte” vem mudando sua vida, pois encontrou na modalidade Taekondo sua vocação.
“Antes eu ficava em casa sem fazer nada. Pensando besteira. Depois o pessoal da Secretaria do Esporte foi passando nas escolas aqui do Osman Loureiro, e desde então, eu participo desde o início do Projeto Na Base do Esporte. Já participei de três lutas e ganhei todas, além de ter conquistado os Circuitos de Verão e Fight de Lutadores”, comemora a adolescente.
Expectativas para 2016
O propósito para o ano que se inicia é fortalecer o projeto e ampliar para quinze bairros na capital e em mais 10 municípios do interior. “Tudo isso até o final do primeiro semestre de 2016", enfatizou a secretária.
A secretária Cláudia Petuba acredita que um outro apoio –já sinalizado em 2015 - fará grande diferença e fortalecerá ainda mais o “Na Base do Esporte”: a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“A Unicef vai ajudar a formatar o programa e reforça-lo como um modelo de programa social que possa ser respeitado, com a marca do selo da entidade. Ela vai capacitar nossa turma, verificar o que precisa aprimorar, para termos o nível de programa social de excelência, e através das parcerias de peso, que ela tem, como a Rede Globo e outras empresas, canalizar esse patrocínio, para o nosso projeto. Mas esse é um segundo passo. O primeiro é torna-lo robusto, consistente tecnicamente e que não deixe a desejar a nenhum outro programa nacional e até internacionalmente falando”, finaliza a secretária.
No final deste mês de janeiro, a secretária deve viajar a Brasília para assinar um termo de cooperação técnica. A ideia é que até o final do primeiro semestre de 2015, o aval da entidade seja dado ao “Na Base do Esporte”.