Limoeiro usa planta para combater Aedes aegypti

A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com as secretarias de Saúde e Educação do município, estará lançando nos próximos dias a campanha “Limoeiro Livre do Aedes Aegipty”. A campanha reitera a mensagem de que o combate ao mosquito Aedes Aegipty depende da participação de todos, reforçando a importância de evitarmos o seu nascimento.
A iniciativa manifesta a união de gestores e comunidade para participar de ações conjuntas que vão de campanhas de conscientização nas escolas à distribuição gratuita de mudas da Crotalária, planta conhecida por combater o transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Limoeiro é a primeira cidade de Alagoas a incluir a planta no combate ao Aedes. "É importante deixar claro que a Crotalária nos ajudará a diminuir a proliferação do mosquito, mas a única maneira eficaz de combatê-lo é localizando e eliminando os seus criadouros, por isso é importante o trabalho dos agentes de endemias e saúde e a conscientização da população", destacou o Prefeito Marlan Ferreira.
Na última quarta-feira (3), o Vice-Prefeito João Boró e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e Saúde se reuniram para discutir o lançamento da campanha, com data ainda a ser definida. O evento contará com a participação de gestores e colaboradores que atuam principalmente na saúde e educação do município, que acompanharão palestras sobre o combate ao vetor, em especial com o uso da Crotalária.
"Antes mesmo do alerta dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Federal, que declarou guerra ao mosquito, o trabalho de combate já vem sendo intensificado desde o ano passado em Limoeiro de Anadia. Recentemente um mutirão foi realizado na cidade, envolvendo agentes comunitários, Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros", expressou a Secretária de Saúde, Glauciane Veiga.
A PLANTA
Preocupada com o avanço descontrolado dessas doenças no país, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia saiu na frente e no último dia 29 de janeiro, o secretário de Agricultura, Marcelo Rodrigues, esteve na cidade pernambucana de Petrolina, onde adquiriu as sementes da planta. O processo de produção das mudas da Crotalária já foi iniciado e serão distribuídas gratuitamente à população.
A Crotalária tem o poder de atrair predadores do mosquito Aedes Aegipty e pode ser cultivada em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios. “A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos”, explica o Secretário de Agricultura.
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
