Limoeiro usa planta para combater Aedes aegypti
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com as secretarias de Saúde e Educação do município, estará lançando nos próximos dias a campanha “Limoeiro Livre do Aedes Aegipty”. A campanha reitera a mensagem de que o combate ao mosquito Aedes Aegipty depende da participação de todos, reforçando a importância de evitarmos o seu nascimento.
A iniciativa manifesta a união de gestores e comunidade para participar de ações conjuntas que vão de campanhas de conscientização nas escolas à distribuição gratuita de mudas da Crotalária, planta conhecida por combater o transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Limoeiro é a primeira cidade de Alagoas a incluir a planta no combate ao Aedes. "É importante deixar claro que a Crotalária nos ajudará a diminuir a proliferação do mosquito, mas a única maneira eficaz de combatê-lo é localizando e eliminando os seus criadouros, por isso é importante o trabalho dos agentes de endemias e saúde e a conscientização da população", destacou o Prefeito Marlan Ferreira.

Na última quarta-feira (3), o Vice-Prefeito João Boró e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e Saúde se reuniram para discutir o lançamento da campanha, com data ainda a ser definida. O evento contará com a participação de gestores e colaboradores que atuam principalmente na saúde e educação do município, que acompanharão palestras sobre o combate ao vetor, em especial com o uso da Crotalária.
"Antes mesmo do alerta dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Federal, que declarou guerra ao mosquito, o trabalho de combate já vem sendo intensificado desde o ano passado em Limoeiro de Anadia. Recentemente um mutirão foi realizado na cidade, envolvendo agentes comunitários, Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros", expressou a Secretária de Saúde, Glauciane Veiga.
A PLANTA

Preocupada com o avanço descontrolado dessas doenças no país, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia saiu na frente e no último dia 29 de janeiro, o secretário de Agricultura, Marcelo Rodrigues, esteve na cidade pernambucana de Petrolina, onde adquiriu as sementes da planta. O processo de produção das mudas da Crotalária já foi iniciado e serão distribuídas gratuitamente à população.
A Crotalária tem o poder de atrair predadores do mosquito Aedes Aegipty e pode ser cultivada em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios. “A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos”, explica o Secretário de Agricultura.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
