Limoeiro usa planta para combater Aedes aegypti
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceira com as secretarias de Saúde e Educação do município, estará lançando nos próximos dias a campanha “Limoeiro Livre do Aedes Aegipty”. A campanha reitera a mensagem de que o combate ao mosquito Aedes Aegipty depende da participação de todos, reforçando a importância de evitarmos o seu nascimento.
A iniciativa manifesta a união de gestores e comunidade para participar de ações conjuntas que vão de campanhas de conscientização nas escolas à distribuição gratuita de mudas da Crotalária, planta conhecida por combater o transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. Limoeiro é a primeira cidade de Alagoas a incluir a planta no combate ao Aedes. "É importante deixar claro que a Crotalária nos ajudará a diminuir a proliferação do mosquito, mas a única maneira eficaz de combatê-lo é localizando e eliminando os seus criadouros, por isso é importante o trabalho dos agentes de endemias e saúde e a conscientização da população", destacou o Prefeito Marlan Ferreira.

Na última quarta-feira (3), o Vice-Prefeito João Boró e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação e Saúde se reuniram para discutir o lançamento da campanha, com data ainda a ser definida. O evento contará com a participação de gestores e colaboradores que atuam principalmente na saúde e educação do município, que acompanharão palestras sobre o combate ao vetor, em especial com o uso da Crotalária.
"Antes mesmo do alerta dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo Federal, que declarou guerra ao mosquito, o trabalho de combate já vem sendo intensificado desde o ano passado em Limoeiro de Anadia. Recentemente um mutirão foi realizado na cidade, envolvendo agentes comunitários, Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros", expressou a Secretária de Saúde, Glauciane Veiga.
A PLANTA

Preocupada com o avanço descontrolado dessas doenças no país, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia saiu na frente e no último dia 29 de janeiro, o secretário de Agricultura, Marcelo Rodrigues, esteve na cidade pernambucana de Petrolina, onde adquiriu as sementes da planta. O processo de produção das mudas da Crotalária já foi iniciado e serão distribuídas gratuitamente à população.
A Crotalária tem o poder de atrair predadores do mosquito Aedes Aegipty e pode ser cultivada em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios. “A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos”, explica o Secretário de Agricultura.
Últimas notícias
Cibele Moura participa de manifestação e cobra prisão de suspeitos pela morte de gata em Maceió
Jovem de 18 anos é retirado à força de casa e é executado a tiros em Maceió
Homem atira contra motociclista e deixa vítima ferida em Minador do Negrão
Homem em surto deixa duas pessoas feridas com golpes de facão em Arapiraca
Carro do prefeito de Matriz de Camaragibe colide contra cavalo na AL-105
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
