Pesquisador português vai à Ufal para palestras
O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) recebe, no dia 4 de março, o professor e pesquisador Carlos Azevedo, que ministrará palestra sobre Técnicas de Microscopia Eletrônica. São convidados pesquisadores da graduação, da pós-graduação e docentes.
A palestra tem como objetivo discutir as técnicas utilizadas para melhorar a qualidade e a preparação das amostras biológicas que são analisadas por intermédio de microscopia eletrônica. Carlos Azevedo é professor Catedrático Jubilado de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e doutor em Biologia com especialização em Fisiologia e Ultraestrutura Celular.
Desenvolve atividades de investigação na área da Patologia e Parasitologia de animais aquáticos através de tecnologias da microscopia, seja por luz ou eletrônico. Ele é tido como um dos mais renomados pesquisadores mundiais que fazem uso desta ferramenta. O professor tem mais de 200 artigos publicados, alguns em cooperação científica com a Universidade Federal de Alagoas e outras universidades brasileiras.
Na Ufal, o ambiente colaborativo fica no Ceca, mais precisamente no Laboratório de Agricultura, que está sob a coordenação dos professores Emerson Soares e Elton Santos. A pesquisa trata da infestação de microparasitas em peixes e ajudará na identificação de microrganismos que os adoecem e matam as espécies.
No Brasil, o estudo dessa temática ainda é pouco realizado. A maioria foi desenvolvida pelo próprio professor em parceria com diversas universidades e pesquisadores espalhados pelo país, como os professores da unidade acadêmica, Themis Silva, Emerson Soares e Elton Santos, Azevedo colabora nos estudos de microparasitas de peixes, taxonomia e genética.
Por exemplo, uma das espécies pesquisadas é o peixe comumente chamado de Carapeba (Eugerres brasilianus), encontrado com facilidade no litoral alagoano. Dois novos microparasitas foram encontrados nessa espécie.
No Rio São Francisco, serão feitas coletas programadas para o mês de março em espécies como matrinxa Brycon orthotaenia, pacú -Prochilodus argenteus e Piau-Leporinus sp. Essas espécies são bastante comercializadas na região do baixo São Francisco.
Para aqueles que desejarem participar do seminário promovido no Ceca, o evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados. O conteúdo da palestra é destinado a todos os acadêmicos que se interessam pela pesquisa por meio de microscópios óticos e eletrônicos.
Últimas notícias
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Cícero Toledo nesta terça-feira (3)
DMTT auxilia Polícia Civil na localização de veículo roubado na Paraíba
Elefante pisoteia e mata três pessoas em parque na Tailândia
Investimento da Prefeitura de Penedo abastece farmácia da UPA e dos postos de saúde
Sob Lula, dívida bruta alcança R$ 10 trilhões e atinge 78,7% do PIB
Incêndio volta a atingir zona rural de Cacimbinhas pelo segundo dia consecutivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
