Educação

Pesquisador português vai à Ufal para palestras

Por 7 Segundos com assessoria 22/02/2016 12h12
Pesquisador português vai à Ufal para palestras
- Foto: Ascom

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) recebe, no dia 4 de março, o professor e pesquisador Carlos Azevedo, que ministrará palestra sobre Técnicas de Microscopia Eletrônica. São convidados pesquisadores da graduação, da pós-graduação e docentes.

A palestra tem como objetivo discutir as técnicas utilizadas para melhorar a qualidade e a preparação das amostras biológicas que são analisadas por intermédio de microscopia eletrônica. Carlos Azevedo é professor Catedrático Jubilado de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e doutor em Biologia com especialização em Fisiologia e Ultraestrutura Celular.

Desenvolve atividades de investigação na área da Patologia e Parasitologia de animais aquáticos através de tecnologias da microscopia, seja por luz ou eletrônico. Ele é tido como um dos mais renomados pesquisadores mundiais que fazem uso desta ferramenta. O professor tem mais de 200 artigos publicados, alguns em cooperação científica com a Universidade Federal de Alagoas e outras universidades brasileiras.

Na Ufal, o ambiente colaborativo fica no Ceca, mais precisamente no Laboratório de Agricultura, que está sob a coordenação dos professores Emerson Soares e Elton Santos. A pesquisa trata da infestação de microparasitas em peixes e ajudará na identificação de microrganismos que os adoecem e matam as espécies.

No Brasil, o estudo dessa temática ainda é pouco realizado. A maioria foi desenvolvida pelo próprio professor em parceria com diversas universidades e pesquisadores espalhados pelo país, como os professores da unidade acadêmica, Themis Silva, Emerson Soares e Elton Santos, Azevedo colabora nos estudos de microparasitas de peixes, taxonomia e genética.

Por exemplo, uma das espécies pesquisadas é o peixe comumente chamado de Carapeba (Eugerres brasilianus), encontrado com facilidade no litoral alagoano. Dois novos microparasitas foram encontrados nessa espécie.

No Rio São Francisco, serão feitas coletas programadas para o mês de março em espécies como matrinxa Brycon orthotaenia, pacú -Prochilodus argenteus e Piau-Leporinus sp. Essas espécies são bastante comercializadas na região do baixo São Francisco.

Para aqueles que desejarem participar do seminário promovido no Ceca, o evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados. O conteúdo da palestra é destinado a todos os acadêmicos que se interessam pela pesquisa por meio de microscópios óticos e eletrônicos.