Pesquisador português vai à Ufal para palestras

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca) recebe, no dia 4 de março, o professor e pesquisador Carlos Azevedo, que ministrará palestra sobre Técnicas de Microscopia Eletrônica. São convidados pesquisadores da graduação, da pós-graduação e docentes.
A palestra tem como objetivo discutir as técnicas utilizadas para melhorar a qualidade e a preparação das amostras biológicas que são analisadas por intermédio de microscopia eletrônica. Carlos Azevedo é professor Catedrático Jubilado de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto e doutor em Biologia com especialização em Fisiologia e Ultraestrutura Celular.
Desenvolve atividades de investigação na área da Patologia e Parasitologia de animais aquáticos através de tecnologias da microscopia, seja por luz ou eletrônico. Ele é tido como um dos mais renomados pesquisadores mundiais que fazem uso desta ferramenta. O professor tem mais de 200 artigos publicados, alguns em cooperação científica com a Universidade Federal de Alagoas e outras universidades brasileiras.
Na Ufal, o ambiente colaborativo fica no Ceca, mais precisamente no Laboratório de Agricultura, que está sob a coordenação dos professores Emerson Soares e Elton Santos. A pesquisa trata da infestação de microparasitas em peixes e ajudará na identificação de microrganismos que os adoecem e matam as espécies.
No Brasil, o estudo dessa temática ainda é pouco realizado. A maioria foi desenvolvida pelo próprio professor em parceria com diversas universidades e pesquisadores espalhados pelo país, como os professores da unidade acadêmica, Themis Silva, Emerson Soares e Elton Santos, Azevedo colabora nos estudos de microparasitas de peixes, taxonomia e genética.
Por exemplo, uma das espécies pesquisadas é o peixe comumente chamado de Carapeba (Eugerres brasilianus), encontrado com facilidade no litoral alagoano. Dois novos microparasitas foram encontrados nessa espécie.
No Rio São Francisco, serão feitas coletas programadas para o mês de março em espécies como matrinxa Brycon orthotaenia, pacú -Prochilodus argenteus e Piau-Leporinus sp. Essas espécies são bastante comercializadas na região do baixo São Francisco.
Para aqueles que desejarem participar do seminário promovido no Ceca, o evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados. O conteúdo da palestra é destinado a todos os acadêmicos que se interessam pela pesquisa por meio de microscópios óticos e eletrônicos.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
