Alagoas

SSP oferece curso de investigação de homicídios com a Embaixada Americana

Por Redação com Agência Alagoas 22/02/2016 20h08
SSP oferece curso de investigação de homicídios com a Embaixada Americana
Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça destacou importância do curso ministrado pelo Departamento de Polícia de Miami para a polícia alagoana

A semana começou intensa para os profissionais da segurança pública alagoana. Profissionais do Departamento de Polícia de Miami, nos Estados Unidos, estão em Maceió para ministrar um Curso de Investigação de Homicídios para profissionais da Polícia Civil de Alagoas e de outros seis estados do Nordeste.

As aulas tiverem início nesta segunda-feira (22) e irão até sexta-feira (26). Esta é a primeira vez que o Estado recebe o curso, que já está em sua 4º edição.

Os policiais terão a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre processo investigatório, a partir de técnicas modernas nas investigações de homicídio. Os profissionais serão capacitados para atuação na cena do crime, avaliar as circunstâncias iniciais do homicídio, discutir conceitos, técnicas e desenvolver o fluxo de investigação na busca da autoria e materialidade do ilícito penal contra a vida.

O curso acontece em parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, sob a coordenação da Chefia de Ensino Integrado da SSP/AL, contando com 26 alunos da polícia civil alagoana, além de outros 18 policiais provenientes dos estados da Bahia, Sergipe, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Durante a solenidade de abertura, Richard Reiter, Cônsul Geral dos Estados Unidos para a região Nordeste, ressaltou a importância dessa integração entre as polícias americana e brasileira.

“É um prazer proporcionar novas experiências, além de ensinar métodos novos e também aprender com os agentes brasileiros, compartilhando este conhecimento na busca pela paz. É um orgulho para nós trazer três dos maiores investigadores do Departamento de Miami para poder colaborar com informações e técnicas novas, diferentes e úteis, de forma interativa e dinâmica”.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a importância para os policiais alagoanos essa oportunidade de troca de conhecimentos com os agentes americanos.

“É com muita honra que recebemos os agentes americanos em nosso Estado. Essa iniciativa inédita e inovadora demonstra o quanto o governo Renan Filho tem trabalhado para qualificar ainda mais os profissionais da segurança pública. Aliando o conhecimento adquirido e compartilhado com a boa vontade dos agentes de segurança é que seguimos obtendo mensalmente resultados positivos na diminuição da criminalidade”.

O secretário destacou ainda os avanços obtidos na segurança nestes quatorze primeiros meses de gestão.

“Alagoas está conseguindo fazer mais com menos recursos. Cerca de 60% dos crimes hediondos cometidos em 2015 foram esclarecidos. Índice muito superior à média nacional, que é de apenas 10%. Esse resultado só foi possível porque trabalhamos em conjunto, buscando a integração das forças de segurança, em busca da melhoria da qualidade da atuação policial, visando o estabelecimento da paz. Além disso, iremos investir em infraestrutura, construindo o Complexo de Delegacias de Homicídios, com investimento avaliado em R$ 10 milhões, a fim de proporcionar uma melhor estrutura aos trabalhos de investigação”.


A abertura oficial do curso contou ainda com instrutores do Departamento da Polícia de Miami: major Louis Mallencon, comandante da Divisão de Investigações Criminosas; tenente Carlos Castellanos, comandante da Delegacia de Homicídios, e Roderick Passmone, detetive da mesma unidade.