IML de Arapiraca cria brinquedoteca para crianças que vão fazer exames

Um espaço para relaxar, brincar e se distrair. Foi com essa ideia que surgiu a Brinquedoteca do Instituto Médico Legal de Arapiraca (IML). O espaço começou a funcionar na terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para abrigar crianças que precisam fazer exames.
A ideia surgiu do diretor do IML, Sílvio Nunes, e foi executado pelos colaboradores do instituto com a iniciativa da técnica forense, Leandra Sueli Neves, que trabalha há 14 anos no IML de Arapiraca
Para proporcionar às crianças, vítimas de violência física e violência sexual que precisam ir para o IML para fazer exames de corpo de delito e de conjunção carnal, um espaço mais agradável e fora do espaço onde ficam cadáveres e também criminosos que vão fazer exames no local.
"O diretor teve a ideia eu me comprometi em preparar um espaço lúdico para as crianças e comecei a pegar materiais e transformá-los em objetos de utilidade para dar vida à brinquedoteca", disse Leandra Neves.
Ela conta que foi até uma casa de vender alho, no Mercado Público Municipal, e pediu caixotes de madeira que são jogados no lixo para ela transformá-los. Carretéis de madeira e brinquedos de feltros já deram outra vida ao ambiente da brinquedoteca do IML.
"Com este ambiente já atendemos uma menina de cinco anos que veio fazer exame esta semana e sentimos a diferença. Ela ficou brincando até a hora de ir fazer o exame, muito mais tranquilo e sem estresse", afirmou Leandra Neves.
Doação de brinquedos
Para tornar um exame no IML mais, digamos, agradável, as crianças levam para casa o brinquedo que ficam com ele durante o tempo que ficam por lá.
Leandra Neves disse que as pessoas poderão contribuir com brinquedos simples de qualquer tipo e valor, desde que não sejam quebrados. As doações devem ser levadas para o IML de Arapiraca, ao lado da rodoviária, no bairro Jardim Tropical.
"Vamos colocar um DVD para passarmos filmes infantis e distrair as crianças ainda mais e assim tornar a dor da violência sofrida por elas em uma imaginação de uma infância sem traumas", avisou Leandra Neves.
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
