Por esperar três horas para ser atendido cliente será indenizado
O Banco do Brasil foi condenado a pagar indenização de R$ 1 mil a um cliente que esperou por mais de três horas para ser atendido, em agência no município de Porto Calvo (AL), em novembro de 2014. A decisão, publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (15), é do juiz João Paulo Martins da Costa.
“Qualquer desperdício exagerado de tempo provocado ao consumidor dá-lhe o direito a ser indenizado moralmente, porque é evidente o aproveitamento do seu tempo feito em favor de compromissos pessoais, que se não realizados podem provocar sérios danos (materiais e morais)”, afirmou o magistrado.
De acordo com o processo, no dia 12 de novembro de 2014, o cliente se dirigiu até a agência com o objetivo de realizar saque de alvará judicial, mas teria aguardado por três horas e vinte minutos, para receber consultoria. Na oportunidade, conforme o consumidor, não havia grande movimentação na instituição, o que anularia possíveis justificativas pela demora excessiva.
Na ação, o consumidor relatou que mantinha relação com o banco há longo prazo e que, embora cumprisse todas as suas obrigações contratuais, já teria sofrido falhas semelhantes na prestação dos serviços da instituição financeira.
O Banco do Brasil foi citado para contestar as alegações, mas não apresentou defesa dentro do prazo estabelecido. Segundo o juiz, diversas decisões proferidas por tribunais do país têm dado respaldo a consumidores lesados por falhas de serviços oferecidos pelas agências, entendendo que até mesmo a espera pelo período de 45 minutos já configuraria dano moral.
“Considerando que o autor aguardou por três horas para realizar uma simples transação bancária, verifica-se a incidência de um transtorno que ultrapassa o mero aborrecimento cotidiano, haja vista que a demora na prestação de serviço, na forma ocorrida, afigura-se injustificada e irrazoável”, completou.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
