Audiência pública em Arapiraca discute dívida rural
Na manhã desta segunda-feira (21) foi realizada a 1ª Audiência Pública sobre o endividamento rural no Nordeste. O evento que foi realizado no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, reuniu milhares de pequenos agricultores e lideranças políticas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O objetivo da audiência é preparar um relatório com a difícil situação dos pequenos agricultores vivenciada pela seca vivenciada nos últimos anos que agravou ainda mais a situação financeira impedindo a quitação dos débitos.
No final do ano passado por meio da Medida Provisória 707, o governo federal suspendeu até dezembro de 2016 a cobrança das dívidas dos agricultores do Nordeste. O governo justificou a ampliação do prazo para quitação das dívidas para que os agricultores pudessem se organizar financeiramente sem que seus débitos fossem enviados para cobrança judicial.
O deputado Marx Beltrão (PMDB/AL) que é o relator da comissão mista que analisa a dívida dos produtores rurais disse que há mais de vinte anos os agricultores esperam a aprovação da Medida Provisória 707.
“Há cerca de 20 anos os pequenos agricultores tentam resolver os problemas financeiros com dívidas com Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Somente em Alagoas 7 mil agricultores tiveram a execução judicial de suas dívidas e as propriedades estão indo a leilão” , afirmou Beltrão.
A aprovação da MP 707 vai dar uma oportunidade de resolver esse problema que atinge mais de 700 produtores em todo o Nordeste.
O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE ) disse que está havendo uma mobilização em vários estados do Nordestes para que seja um construído um relatório mostrando toda a dificuldade vivenciadas pelos agricultores familiares.
O vereador por Palmeira dos Índos , Julio César (PSB) afirmou que os juros altos das dívidas bancárias e a ameaça constante da execução das dívivdas pelas instituições financeiras tem atormentado milhares de agricultores.
“Espero que a medida provisória ajude aos bancos e aos agricultores chegarem a um entendimento. Para que não só haja o perdão das dívidas como também novas linhas de crédito para o produtor continuar trabalhando e dessa forma evitaro êxodo rural”, afirmou o vereador.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital

Arapiraca conquista 1º lugar no Nordeste em prêmio nacional de gestão fiscal

Entenda o motivo da transferência dos destroços de avião que caiu em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
