Caminhos do São Francisco é aposta de diversificação turística

Como uma opção fora do tradicional sol e mar, quem deseja aproveitar uma viagem com aventura, história, cultura e belezas naturais vai encontrar os passeios ideais na região Caminhos do São Francisco, que guarda uma das principais riquezas do Estado.
Banhando 12 municípios, ricos em artesanato e cultura, o Rio São Francisco abre caminho entre imponentes cânions de pedra, trilhas ecológicas e cidades históricas como Penedo, localizada a 149 km de Maceió, e Piranhas, com 274 km de distância da capital. As cidades têm seu conjunto histórico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No município de Piaçabuçu, a 137 km da capital, está localizado um dos maiores atrativos turísticos da região: a Foz do rio São Francisco, que proporciona um cenário de rara beleza e o encontro das águas do rio com o mar.
Em Penedo, a trajetória histórica da região pode ser contemplada na Casa do Penedo, no centro da cidade. A Catedral Nossa Senhora do Rosário, Igreja das Correntes e Convento de São Francisco também são opções de lazer cultural.
Seguindo para o sertão alagoano, na rota do Velho Chico, Piranhas é um dos principais destinos da região. O Museu do Sertão, localizado no Centro Histórico da cidade, conta o caminho de lutas revolucionárias dos camponeses residentes no Sertão do país, conhecida, tradicionalmente, como o Cangaço.
Rota do Cangaço
Dividida entre os municípios de Sergipe e Alagoas, a Rota do Cangaço conta a história de Lampião em meio à caatinga alagoana. Saindo da orla de Piranhas pelo Rio São Francisco, o visitante segue por um caminho de trilha. São 680 metros com nível médio de dificuldade É possível observar as formações rochosas e morros cobertos pela vegetação da caatinga. O ponto de chegada é um local com estilo rústico, equipado com infraestrutura adequada de restaurantes, lojas e serviços para receber os visitantes.
O artesanato singular do município desenvolve manejos tradicionalmente locais, como o Bordado Boa-noite e Bilro, que são produzidos no povoado de Entremontes.
Para ver do alto as belezas do Velho Chico e das cidades ribeirinhas, o visitante deve apostar nos passeios panorâmicos de helicóptero no município de Delmiro Gouveia, a 294 km de Maceió. Os passeios oferecem sobrevoo pelos Cânions do Talhado, Rio São Francisco, Barragem de Xingó e Hidrelétrica de Xingó. Os pacotes são oferecidos pelos receptivos locais.
Esportes
Além das trilhas, os passeios de canoagem pelo Velho Chico, o rapel e as escaladas nos cânions de Olho d’água do Casado, estão entre as experiências mais procuradas pelos visitantes. Realizadas no Mirante do Talhado, a 271 km de Maceió, as escaladas têm altura de 40 metros e são acompanhadas por profissionais capacitados.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
