Alunos de Arapiraca recebem livros do programa para prevenção da violência
Os estudantes do ensino fundamental de Arapiraca, que estão participando do Programa Educação Emocional, têm agora uma nova ferramenta para auxiliar na prevenção da violência no município. Cerca de 20 mil livros com a metodologia Liga Pela Paz começaram a ser entregues, no final da semana passada.
A iniciativa, que busca a prevenção da violência por meio do desenvolvimento das competências emocionais dos alunos e a melhoria da aprendizagem, é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Prefeitura de Arapiraca e da organização Inteligência Relacional.
Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, o programa tem como objetivo criar uma engrenagem efetiva de respostas aos casos de violência, prevenindo a vulnerabilidade social através da educação.
Essa Metodologia veio para contribuir com o ensino e aprendizagem de nossos alunos. E também com o trabalho de nossos professores para que possamos compreender melhor nossas crianças, declara a diretora da Escola Zélia Barbosa Rocha, Maria Shirley Matias Teixeira.
As duas primeiras etapas para aplicação da Liga Pela Paz foram o Seminário de Sensibilização e a Formação Inicial dos Educadores. Segundo Nayara Stheffany Tenório de Barros, professora integrante do grupo de 800 capacitados pela equipe multidisciplinar da Liga, explicou a importância em ampliar os horizontes de uma educação cada vez mais inclusiva e cidadã.
Eu vi que [a Metodologia] é algo bem organizado. Eu tinha noção que essa questão da emoção [dos alunos] é fundamental para a aprendizagem, mas a Liga veio fortalecer o que eu já imaginava, destaca Nayara.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Gorete Queiroz, as queixas de violência física e emocional no ambiente escolar levaram à necessidade de pensar em uma proposta que minimizasse esse quadro de agressividade desconfortável.
A prefeita Célia Rocha, articulada com o Governo do Estado, apresentou o material e a gente viu que era possível implantar a Metodologia Liga Pela Paz, que complementa a luta contra a evasão e os indicadores de violência, diz Maria Gorete.
Ao longo desta semana e da próxima, a entrega dos livros em todas as 57 escolas beneficiadas pela ação estará concluída. O prazo para as aulas de Educação Emocional e Social serem iniciadas em todas as instituições educativas vai até o dia 11 de abril. Após a implantação da metodologia, as crianças também passarão a ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar e pelos Anjos da Paz.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
