Detox pode ajudar no combate a doenças físicas e mentais

Todos os dias, nosso organismo é bombardeado por substâncias prejudiciais, como gorduras, conservantes, corantes, poluição e até medicamentos. Assim, chega a dieta detox, para eliminar os excessos que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o corpo funcione a todo vapor.
De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lúcia Maria Acioli, a dieta detox é uma técnica da nutrição funcional e tem com meta ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias que prejudicam a saúde.
Ela é importante, principalmente, após períodos festivos como o fim de ano e o Carnaval, mas também pode ser usada para preparar o corpo antes de iniciar uma dieta completa com reeducação alimentar. “Um dos objetivos da detox é fazer que as toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, fezes, suor e lágrimas”, explicou Lúcia Acioli.
A nutricionista reforça, ainda, que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser desencadeados por problemas físicos ou mentais, tais como: cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, irregularidade do ciclo menstrual e perda de peso.
É importante saber que a dieta detox tem contraindicações. As grávidas, as lactantes, os diabéticos não controlados, as pessoas com problemas gastrointestinais e pacientes que estejam submetidos à quimioterapia, radioterapia, corticoterapia ou uso de imunoglobinas, não devem realizar o procedimento, uma vez que é muito restritiva em certos nutrientes, podendo levar à perda de peso rápida.
A detox pode ser realizada por no máximo cinco dias, com a exclusão de vários alimentos durante o processo de desintoxicação, como o açúcar, o café, o glúten, o álcool, o leite e seus derivados, os produtos industrializados e as carnes processadas (salsicha, bacon, presunto e salame).
O sal refinado (de cozinha) também é retirado, já que contém aditivos químicos para mantê-lo branquinho e solto. O ideal é utilizar o sal marinho ou o sal rosa do Himalaia, porque não passam pelo processo de refinamento, garantindo em suas composições, nutrientes como o flúor, o magnésio e o iodo natural.
Dessa forma, os temperos naturais, como a cebola, o alho, a salsa, o manjericão, a hortelã e o gengibre, devem ser usados à vontade, pois trazem inúmeros benefícios ao corpo, além de aroma e sabores aos pratos.
Para estabelecer quantos dias de desintoxicação são necessários para o seu corpo, é preciso fazer uma avaliação nutricional detalhada com um nutricionista, para que seja montada uma dieta sem deficit de nutrientes para o organismo.
COMO FUNCIONA?
A dieta líquida detox é a versão mais restritiva, devendo ser seguida por no máximo dois dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chás, água, sucos de frutas e sopas de legumes, sendo importante utilizar produtos orgânicos.
Já na dieta detox de três dias, é permitida a utilização de alimentos sólidos apenas no almoço, desde que sejam sem gordura e integrais. Dessa forma, a refeição deve ter alimentos como peito de frango ou peixe grelhado ou cozido, com arroz integral e salada orgânica temperada com pouco de azeite e sem sal.
No café da manhã e nos lanches, deve-se beber sucos ou vitaminas preparadas com frutas e legumes orgânicos e leites vegetais, como o de amêndoa ou o de aveia. O jantar deve ser uma refeição líquida, de preferência uma sopa desintoxicante.
Enquanto na dieta detox de cinco dias é permitido consumir alimentos como frutas e vegetais orgânicos; frango e peixe, cozidos ou grelhados; sementes e oleaginosas (linhaça, chia e castanhas); cereais (quinoa, amaranto e arroz integral); leguminosas (ervilha, lentilha e grão-de-bico); água de coco, chás, sucos e vitaminas de frutas e legumes.
BENEFÍCIOS
Para os adeptos da alimentação desintoxicante, os efeitos e os benefícios à saúde são incontáveis. Além de melhorar o aspecto da pele, aumentar a energia, aprimorar a memória e retardar o processo de envelhecimento, a detox também ajuda na retenção de líquidos. E, mesmo que o objetivo principal não seja emagrecer, perder peso acaba sendo natural. E, por isso, algumas mulheres e homens recorrem à dieta detox para perder alguns quilos extras.
OS SUCOS DA “FAXINA”
Para manter uma dieta ainda mais equilibrada e saudável, a nutricionista Lívia Magalhães Kotovicz, de 32 anos, começou a se interessar pela alimentação detox, em julho do ano passado, após ler tudo sobre o assunto nas revistas especializadas, em livros e também nos jornais. Além dos noticiários, na TV.
Mas, foi postar uma foto de um suco desintoxicante em conversas nos grupos de WhatsApp, e também em sua linha do tempo no Facebook, que logo começaram a surgir pedidos. Vários.
Não imaginava que a ideia fosse receber tanto apoio entre as amigas, que também inundaram a seção de comentários com as mais diversas sugestões para que ela começasse a vender o quanto antes.
A nutricionista sentiu palpitar uma veia empreendedora até então desconhecida. “A primeira coisa que eu pensei foi: vou fazer um serviço de entregas variado, com sucos e sopas, para serem consumidos ao longo dia”, contou ela, entusiasmada, por telefone.
Conforme a nutricionista, que atua na área de nutrição há nove anos, os ingredientes foram estudados para determinados momentos do dia. As garrafas de plástico são preenchidas com 350 ml de bebida e devem ser consumidas a cada duas horas, cujo objetivo é estimular e remover as toxinas do organismo, combater o envelhecimento celular, ajudar na prisão de ventre, reduzir a celulite e melhorar o humor.
Ao fim do dia, segundo Lívia Kotovicz, a pessoa pode sentir fome ou leve vontade de mastigar, contudo tais sensações podem ser controladas. “Não vejo nenhum risco à saúde na detox, pois a finalidade não é a perda de peso, e sim de instigar o corpo a eliminar substâncias provocadas pela poluição, alimentos contaminados por agrotóxicos, medicamentos e metais pesados”, disse ela, que chegou a eliminar 1 quilo e 100 gramas, num único dia, só com a ingestão de sucos e sopas. “O mais interessante é que eu consigo recuperar o meu peso após quatro ou cinco dias.”
RISCOS
Por ser uma dieta muito restrita, a detox pode resultar num emagrecimento acentuado, se for realizado por longos períodos, segundo Lúcia Acioli.
Ao eliminar certas opções visando concluir um objetivo em curto prazo e atingi-lo, é comum que a pessoa comece a comer descontroladamente tais alimentos, o que se caracterizará como uma compulsão alimentar – distúrbio que atinge de 2 a 4% da população mundial.
“A desintoxicação é um processo que ocorre naturalmente em nosso corpo. Após a ingestão de algum alimento, o organismo tem a capacidade de selecionar se determinada substância é benéfica ou prejudicial”, explicou. “Ninguém pode ser contra a dieta detox, mas, enquanto não houver comprovação científica de sua eficácia, ela não pode ser utilizada como verdade absoluta.”
ENTENDA O PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO DO CORPO
Fase 1 - Coleta
As toxinas, classificadas como resíduos, são recolhidas pelos caminhões de lixo do corpo – cientificamente falando, pela proteína citocromo P-450, composta por enzimas responsáveis pela captação e, consequentemente, eliminação das toxinas.
Fase 2 - Processamento
Depois de recolhidas pelas proteínas, as toxinas se unem a nutrientes específicos, como vitaminas e minerais antioxidantes, para poderem ser removidas pelo organismo.
Fase 3 – Eliminação
É importante que o fígado obtenha todos os nutrientes essenciais necessários em cada fase do processo de desintoxicação para que possa funcionar corretamente. Para começar você deve cortar tudo o que retarda a velocidade da máquina, como alimentos gordurosos e açucarados, sal e cafeína. O excesso de carboidratos – principalmente os de rápida absorção, como os farináceos refinados e doces – também sobrecarrega o funcionamento do fígado.
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
